Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog
Oportunidade de negócio invista em franquias

Oportunidade de negócio, invista em franquias

Oportunizando a pessoa iniciar com um negócio já consolidado e conhecido no mercado, o segmento de franquias está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Conforme informações da Associação Brasileira de Franchising, o crescimento do setor registrou alta de 19,1% no 1º trimestre de 2024.

 

Por que o setor de franquias está crescendo?

Isto se deve ao desejo de empreender do brasileiro. São mais de 90 milhões de empreendedores atuantes e em potencial no Brasil. Para se ter uma noção deste crescimento, a 31ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo realizada em junho em São Paulo (SP), registrou um novo recorde: 440 marcas expositoras, sendo 113 estreantes.

Outro ponto positivo identificado na feira foi a presença de empresários já atuantes, além de pessoas buscando seu primeiro negócio. Esses empresários enxergam no franchising uma forma de expandir, diversificar ou inovar seus portfólios.

 

Critérios de decisão para investir em uma franquia

Um estudo realizado pela ABF/Sebrae revelou que os potenciais franqueados estão mais criteriosos, pesquisando mais junto a outros franqueados da rede e dando preferência às marcas que mais crescem e têm mais operações. Para tomar a decisão de investir, eles levam em conta os seguintes aspectos:

  • Retorno financeiro previsto
  • Afinidade com o tipo de negócio
  • Possibilidade de abrir o negócio em sua cidade
  • Se o modelo se encaixa no seu perfil

DICA | Franquia Engenharia do Corpo: um modelo de sucesso

 

Escolhendo a sua franquia ideal

Opção é o que não falta para quem quer investir em uma franquia. Existem aquelas de baixo investimento, que não precisam de funcionários, as que podem ser operadas de casa, até aquelas de grande porte em diversos segmentos. Franquias conhecidas têm uma taxa de sucesso superior a negócios independentes, com suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora e marketing coletivo.

Apesar dos riscos inerentes a qualquer negócio, a dedicação e o trabalho duro podem levar ao sucesso. Investidores devem gerenciar corretamente e seguir as orientações do franqueador. Confira alguns critérios que precisam ser levados em conta para escolher a franquia ideal:

  • Estude o mercado de atuação, as opções disponíveis e compare todas que forem do seu interesse.
  • Veja se elas são compatíveis com o valor que você pretende investir e com o tempo que vai dedicar ao negócio, se integral ou parcial.
  • Converse com os franqueados da rede.
  • Converse com a franqueadora e entenda todos os números, aspectos tributários, jurídicos, operacionais e técnicos do empreendimento.
  • Ao final, escolha aquela que você mais sentiu vontade de trabalhar e interesse em ser dono, mas que esteja dentro das suas condições.

 

Se você está pronto para se tornar um franqueado e alcançar o sucesso, conheça uma das redes de franquias que mais cresce no Brasil, clicando aqui.