Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Que você conhece os termos massa magra, gorda e muscular nós já sabemos mas quais são as diferenças entre eles?

Este é um tema que ainda levanta muitas dúvidas. Para esclarecer e também para entendermos um pouco mais, conversamos com a nutricionista Jordana Lessa.

Homem medindo porcentual de massa magra, gorda e muscular em uma mulher

Ela explicou que a massa gorda é toda a gordura do corpo, ela é importante em pequenas quantidades para proteção dos órgãos. "Devemos mantê-la na quantia certa. O seu excesso está relacionado a doenças crônicas como diabetes, colesterol alto, hipertensão, além de obesidade. Em média, o percentual de gordura para mulheres é de 20 a 25% e em homens de 15 a 20%. Podendo variar".

Já a massa magra é o peso total do corpo menos todo o peso da massa gorda, a massa magra é composta pelos órgãos, pele, ossos, água e músculos. A massa muscular é o conjunto de cerca de 600 músculos que formam todo o corpo humano, "É na massa muscular que as pessoas falam quando querem ganhar músculos, comendo mais proteína ou com os treinos de musculação".

Quando nos exercitamos estamos estimulando o desenvolvimento da massa muscular. A melhor forma para obtê-la é por meio da musculação. Com o suporte de educadores físicos e o uso de aparelhos adequados, fica mais fácil alcançar e manter os resultados desejados. "Ter uma boa quantidade de músculos ajuda no fortalecimento dos ossos, muito importante para evitar a osteoporose, um dos principais problemas de saúde proporcionado pelo envelhecimento. Ter uma massa muscular forte também auxilia no desempenho das atividades rotineiras, previne lesões, aumenta a disposição, queima calorias e melhora a imunidade".

Agora você já sabe as diferenças entre massa magra, gorda e muscular e qual a importância de cada uma deles no seu organismo está a hora de aplicar esse conhecimento na prática, encontre a nossa unidade mais próxima e comece a treinar hoje mesmo!

Curiosidade: O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de Masseter, é responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Já os músculos mais fracos são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.