A rotina nada mais é do que hábitos que instintivamente, ou não, passamos a realiza-los diariamente, ou com certa regularidade. Por isso, a importância de adotar aqueles que somem positivamente a nossa vida. Cuidar da alimentação e praticar atividade física estão juntos aos principais hábitos que devem ser cultuados. Além do fortalecimento da saúde e qualidade de vida, são bases fundamentais para tudo o que o ser humano desenvolve no seu dia a dia.
No entanto, em algum momento, poderá surgir situações que vão fazer com que a rotina precise ser alterada. Referente aos treinos, as enfermidades estão entre os maiores entraves. Mas não são todas que vão lhe impedir de continuar se exercitando. Há desconfortos que, com certos cuidados, não são impeditivos para a prática esportiva. Mas claro, se os sintomas persistirem, o médico deverá ser consultado.
No caso da gripe, que é uma doença causada por um vírus do tipo Influenza, e seu período de maior incidência é no inverno, a instrutora da BGT30 Arapongas, Maria Eduarda Marques Pegorer, disse que ela não impede a prática de atividade física, mas alguns critérios devem ser observados. "Neste caso, você pode treinar, mas depende muito do que está sentindo, se estiver com sintomas leves e sem febre, pode sim".
Para diferenciar um mero problema momentâneo, que não é impeditivo para realizar atividades físicas, de um que requer repouso e atenção, a professora frisou que é preciso se atentar aos seguintes sintomas: ter febre, sentir calafrios, dores no corpo e congestão no peito estão entre os principais. "Tendo algum destes sinais, é necessário ter mais atenção, procurar um médico e ficar de repouso até que melhore para retornar as atividades", orientou.
O retorno aos treinos deve acontecer depois que a temperatura corporal voltar ao normal e os sintomas estejam mais leves, sem fadiga excessiva e dores no corpo. A prática de atividade física vai estimular a produção de substâncias que geram bem-estar, ajudando a minimizar os desconfortos. Como gripes e resfriados podem favorecer para um quadro de desidratação, é importante tomar bastante água. "A atividade física deve ser retomada de forma gradual, respeitando os limites do corpo e tendo bom senso. Não adianta querer recuperar o tempo perdido logo no primeiro dia que voltou. Retomar aos poucos é o mais indicado, afinal, logo você já estará treinando no ritmo que está habituado", salientou.