COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Sabemos que um ambiente de trabalho que promova hábitos de autocuidado e saúde, é extremamente importante para um clima organizacional agradável. Contudo fica o questionamento, como colocar em prática um programa de incentivo?

Saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho

Saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho

 

Um ambiente de trabalho acolhedor é, sobretudo, fundamental para o sucesso de qualquer equipe. Ao promover incentivo a saúde aos colaboradores, as empresas cultivam relacionamentos ainda mais fortes, o que se traduz em diversos benefícios organizacionais.

A implantação de programas de promoção a saúde, possibilita que formas de autocuidado sejam inseridas no dia a dia, gerando benefícios, bem como: o aumento da produtividade, a melhora da comunicação, a redução de conflitos e a maior retenção de talentos.

Conforme Letícia Cecconello, professora de musculação na Engenharia do Corpo Farroupilha (RS), as empresas que promovem saúde no local de trabalho ou fora dele, tendem a ter funcionários com maior ânimo para desempenhar as atividades.

"Além disso, os colaboradores terão um sono de mais qualidade, aprimoramento da função cognitiva e redução dos níveis de ansiedade e estresse, entre outros ganhos", exemplificou.

Ser saudável vai além de não ter nenhuma doença no organismo, é estar bem fisicamente e psicologicamente para a execução de tarefas cotidianas. Por isso, essa cultura também vai agir na prevenção de doenças e fatores de risco para os funcionários.

"É um círculo do bem onde todos ganham. O funcionário estando com disposição, sem dor, com os níveis de ansiedade controlados e com outros tantos benefícios em alta, o mesmo vai conseguir entregar o melhor de si e desempenhar da melhor forma a sua função na empresa", ressaltou.

 

Aumentando a produtividade e a qualidade de vida

A partir do momento em que boas práticas vão sendo incorporadas no cotidiano da empresa, o comportamento de produtividade tendem a mudar para melhor. E para aqueles que de alguma forma já trabalham o seu desenvolvimento físico e mental, o fortalecimento fica ainda mais visível.

Confira abaixo algumas sugestões que contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.

  • Espaço de lazer – onde se possa relaxar e dar um intervalo para as tarefas do trabalho, tomando café, ouvindo música ou praticando algum tipo de jogo ou atividade física, por exemplo.
  • Possibilidade de crescimento – um plano de carreira e salários gera aos funcionários um sentimento de confiança e motivação.
  • Respeito – o tratamento respeitoso deixa o ambiente mais leve e facilita a troca de informações necessárias para o andamento da empresa.
  • Incentivo aos bons hábitos – implantar programas ou parceiras de incentivo a leitura, que favoreçam o exercício físico, estimulam o autocuidado e o desenvolvimento intelectual.

Além dessas sugestões, outras tantas podem ser implantadas, tornando o ambiente de trabalho mais acolhedor e produtivo e gerando benefícios que serão replicados externamente.

 

Como implementar programas de incentivo a saúde?

Quanto a questão física, a professora Letícia Cecconello, salientou que os funcionários que trabalham mais tempo sentados, tendem a ter dores articulares e risco de lesões com mais frequência.

"Se existir na empresa uma atividade física que possa ser praticada regularmente pelos funcionários como o alongamento, ginástica laboral, entre outros, haverá uma redução de lesões e de atestados", ressaltou.

A partir do momento em que se começa a promover a saúde em todos os seus aspectos, é gerado um impulsionamento de atitudes que, somando-se uma a outra, aumentam o bem-estar do profissional, de forma a propiciar ambientes mais leves e produtivos.

"Existem muitas possibilidades de se promover a saúde no ambiente de trabalho. A Engenharia do Corpo, por exemplo, oferece o ENG Pass, que é um plano empresarial que libera várias atividades dentro das academias da rede para os colaboradores da empresa que o contratar. Isso vai estimular que as pessoas insiram na rotina o hábito de treinar, de se exercitar, onde todos ganham", destacou.

 

Quer saber mais sobre o ENG Pass?

Caso queira saber mais como funciona o ENG Pass e levar este programa para a sua empresa clique aqui e não perca mais tempo!

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp