Nos dias de hoje, com a rotina intensa, nos esquecemos da simplicidade e dos benefícios que a natureza pode nos proporcionar. Estar ao ar livre não apenas melhora seu humor, mas também ativa seus hormônios do prazer, fato comprovado pela ciência e que prova que a interação com ambientes naturais estimula a liberação de serotonina, dopamina, endorfina e ocitocina, que estão diretamente ligados à sensação de bem-estar e prazer.
Como a natureza ativa seus hormônios do prazer?
O contato com a natureza traz inúmeros benefícios tanto para a mente quanto para o corpo. Por exemplo, ao respirar o ar fresco ou observar uma paisagem, o cérebro começa a liberar hormônios, como a serotonina, que regula o humor e o sono. Além disso, a exposição à luz solar, ou até mesmo o simples ato de explorar a natureza também pode aumentar a liberação de dopamina, proporcionando uma sensação de recompensa e motivação.
Os hormônios do Prazer:
Serotonina – O Hormônio da Felicidade
A luz solar é, sem dúvida, um grande estimulante da produção de serotonina, o hormônio do prazer responsável por melhorar o humor e proporcionar calma. Caminhar ao ar livre durante o dia pode ser uma maneira simples de ativar esse hormônio e sentir-se mais feliz e relaxado.
Dopamina – O Hormônio da Recompensa
Explorar novas paisagens na natureza pode ativar a dopamina, o hormônio associado ao prazer e à recompensa. Este hormônio do prazer é liberado quando vivemos novas experiências, como uma caminhada em um parque ou a apreciação de uma paisagem diferente.
Endorfina – O Analgésico Natural
Atividades físicas realizadas ao ar livre, como corrida ou ioga, promovem a liberação de endorfinas. Essas substâncias químicas agem como analgésicos naturais, promovendo uma sensação de euforia e bem-estar. A natureza, portanto, é uma aliada poderosa na ativação desses hormônios do prazer.
Ocitocina – O Hormônio do Vínculo
A ocitocina, conhecida como o hormônio responsável pela criação de vínculos, também pode ser ativada em atividades ao ar livre. Estar com amigos ou familiares em ambientes naturais, como parques ou praças, fortalece as relações e melhora o humor.
Leia também: Melatonina – Tudo o que você precisa saber
A natureza e os benefícios do seu efeito terapêutico
Pode ter certeza de que, aquela sensação de bem-estar, tranquilidade e de "energia renovada" depois de uma caminhada em meio à natureza, não é apenas coincidência.
O contato com a natureza tem efeito terapêutico. As áreas periurbanas, assim como os grandes parques urbanos e parques metropolitanos, juntamente com os espaços naturais protegidos próximos às cidades, têm uma incrível capacidade de reduzir o estresse, os níveis de cortisol, a ansiedade e a depressão, além de reduzir o risco de uma série de doenças.
Não importa a faixa etária, quem consegue manter essa conexão terá muitos benefícios para a saúde como um todo:
- Redução do estresse e manutenção do bem-estar diário.
- Diminuição da pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de cortisol no sangue.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Combate a depressão e a ansiedade.
- Aumenta a expectativa de vida.
- Saúde física mais fortalecida.
- Melhora a saúde mental e a concentração.
- Ajuda na recuperação de cirurgias e outros tratamentos médicos.
- Maior sentimento de alegria e positividade.
A relação entre o contato com a natureza e a prática de exercícios
Esses são apenas alguns dos benefícios que o contato com a natureza proporciona. Mas saiba, o que já é bom, pode ficar muito melhor, quando juntamos a conexão com a natureza e a prática de exercícios físicos.
Sejam trilhas, caminhadas, ciclismo ou o esporte da sua preferência, experimente praticar atividade física em meio a natureza. Pode ter certeza que a sua qualidade de vida vai melhorar.
Uma pessoa que faz exercícios físicos consegue ter uma liberação natural de substâncias no cérebro que estimulam a alegria e o bem-estar: dopamina, serotonina e outras que são produzidas a partir do estímulo cerebral causado pelo exercício físico.
Esse tempo em meio a natureza não precisa ser diário, mas é importante que ele exista para manutenção dos seus hormônios.
Menos estresse e mais saúde, mais exercício físico e mais contato com a natureza!