COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (26), celebra-se o Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia. A ação visa aumentar a consciência sobre a epilepsia, promover a compreensão e combater o preconceito.

Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia

Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia

O que é?

A epilepsia é um distúrbio neurológico crônico caracterizado pela predisposição persistente de ocorrência de crises epiléticas.

Por alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Assim, se ficarem restritos, a crise é chamada de parcial; se envolver os dois hemisférios cerebrais, generalizada.

Sintomas da epilepsia

Os sintomas da epilepsia variam de acordo com cada pessoa e, nem tudo que acontece com uma, acontece com outra. No entanto, a maioria das pessoas com epilepsia tende a ter o mesmo tipo de crise todas as vezes, confira alguns:

  • Perda da consciência
  • Olhar fixo por alguns segundos
  • Confusão temporária
  • Rigidez muscular
  • Contrair repetidamente os braços ou as pernas (convulsões)
  • Sintomas psicológicos como medo, ansiedade ou déjá vu

Exercícios físicos podem ajudar pessoas com epilepsia

Dentre os cuidados que se pode adotar, a prática regular de atividade física, pode proporcionar benefícios para as pessoas com epilepsia.

A atividade física ajuda a reduzir a predisposição de crises epiléticas, já que ela aumenta a resiliência do cérebro, entre outros benefícios.

"A atividade física ativa hormônios ligados ao prazer, sensação de bem-estar, autoestima, como a serotonina. É trabalhado também a coordenação motora e equilíbrio, todos esses benefícios que são estimulados através do nosso sistema neurológico", destacou Thaís Santos da Silva, professora na Engenharia do Corpo São Francisco (GO).

É importante que a pessoa com epilepsia escolha atividades seguras para o seu tipo de epilepsia e histórico de crises.

Caminhadas

"Fazer caminhadas tanto na esteira como na rua, andar de bicicleta são atividades de baixo impacto e alto gasto calórico; musculação, treinamento de força que trabalha o fortalecimento do corpo inteiro e ainda proporciona qualidade de vida, além do emagrecimento e ganho de massa muscular; treinamento funcional, atividade física que trabalha a musculatura como um todo, fortalece o core, tem alto gasto calórico e ajuda nas atividades do dia a dia, como agachar, subir, descer", explicou.

No entanto, seja qual for a atividade física escolhida, é interessante ter a orientação de um professor de educação física. Esse profissional irá ajudá-lo a montar um cronograma de treino que atenda suas necessidades.  Por fim, também é importante consultar o seu médico, antes de iniciar a atividade física. Ambos profissionais vão contribuir para reduzir o risco de lesões e acidentes durante uma possível crise de epilepsia.

Benefícios

Confira alguns dos benefícios que o exercício físico proporciona para pessoas com epilepsia:

  • Melhora da qualidade de vida
  • Redução da frequência e intensidade das crises
  • Efeitos positivos na saúde mental e física
  • Contribui para a socialização

 

Mesmo com o exercício físico contribuindo para amenizar os sintomas da epilepsia, não deixe de buscar e seguir as orientações do seu médico.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp