Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Fortalecer o joelho é fundamental uma vez que eles são essenciais para que possamos andar, pular, dançar e correr. Por os joelhos serem bastante exigidos, precisam receber uma atenção especial, visando seu bom funcionamento.

Problemas originários de acidentes, enfermidades, sedentarismo, sobrepeso e calçados inadequados são alguns dos fatores que podem levar uma pessoa a ter problemas de joelho.  "Fazer exercícios para fortalecer o joelho é fundamental para manter essa estrutura forte e estável. Fortalecer o joelho é na verdade fortificar a musculatura que auxilia na sua movimentação e estabilização", destacou Carlos Eduardo de Souza Muniz, instrutor na Engenharia do Corpo Canoas Shopping (RS).

fortalecer o joelho

Para lhe auxiliar no fortalecimento do joelho, listamos 5 exercícios, assim como o modo correto de executá-los. Vamos às dicas?

Ponte: deite de barriga para cima, no chão ou em alguma superfície firme de apoio. Estenda os braços ao lado do tronco e flexione os dois joelhos. Em seguida, eleve o quadril sem movimentar as pernas.

Procure manter um ângulo reto entre o tronco e as coxas, depois desça o quadril devagar. Repita o exercício 10 vezes, faça uma pequena pausa de 30 segundos e execute mais duas sessões de 10 movimentos.

Agachamento livre: é um dos melhores exercícios para o fortalecimento do joelho. Para praticá-lo, você precisa ficar em pé, mantendo as pernas afastadas, mais ou menos na largura dos ombros. Estenda as mãos para frente, de modo a ter equilíbrio na hora de executar o movimento.

Devagar, flexione os joelhos como se fosse se sentar em um banco. É muito importante projetar o quadril para trás, manter a coluna reta e não ultrapassar os joelhos da ponta do pé. Faça três sessões de 10 movimentos, descansando entre elas.

Afundo: praticado em pé, mantendo as pernas separadas, uma à frente e outra atrás, em um passo largo. Permaneça com o tronco sempre ereto durante a execução desse exercício, para não forçar a coluna, e contraia bem os músculos do abdômen.

Flexione o joelho da frente e o de trás ao mesmo tempo, a ponto de ele quase tocar o chão. Fique atento para que o primeiro não ultrapasse a ponta do pé. Levante-se e repita o movimento até contabilizar 10 vezes, depois troque a perna. Faça três sessões, descansando entre elas.

Flexão de perna em pé: Deve ser praticado em pé, apoiando as mãos em algo que garanta o seu equilíbrio, como uma parede ou cadeira.

Mantenha o tronco ereto e os joelhos esticados. Devagar, flexione uma das pernas para trás o máximo que você conseguir, permanecendo sempre com as coxas paralelas, ou seja, lado a lado. Repita o movimento 10 vezes, depois troque a perna e descanse cerca de 30 segundos. Faça três sessões com cada uma.

Levantamento terra:  é um ótimo exercício para fortalecer os joelhos e também outras partes do corpo, como o abdômen e as costas. Para executá-lo, é preciso segurar um peso com as mãos.

Em seguida, flexione os joelhos e o tronco como se estivesse sentado. A próxima etapa é estender o corpo por completo, até ficar com os joelhos, quadril e costas alinhados. Repita o movimento 10 vezes, faça uma pausa de alguns segundos e execute mais 2 séries do exercício.

Gostou das dicas de exercícios para fortalecer o joelho? Caso tenha ficado alguma dúvida, visite a nossa unidade mais próxima e receba todas as orientações que precisar. Você pode também agendar uma aula experimental clicando aqui.