Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Descubra 6 estratégias para lidar com a fome emocional. Sua jornada para uma vida mais equilibrada e saudável começa aqui!

6 estratégias para lidar com a fome emocional

Comer é uma atividade que vai muito além de somente suprir as nossas necessidades fisiológicas. A comida muitas vezes nos acalma, dá prazer, conforto, etc.

Você já se pegou devorando uma barra de chocolate depois de um dia estressante ou mergulhando em um pote de sorvete quando se sente triste? Se sim, você já experimentou o comer emocional! Mas fique tranquilo, nós vamos listar 6 estratégias para lidar com a fome emocional.

O comer emocional é quando usamos a comida para lidar com nossas emoções, seja o estresse, a tristeza, a ansiedade ou até mesmo o tédio. Em vez de comer apenas para satisfazer a fome física, buscamos conforto e alívio emocional nos alimentos. É importante que você saiba que isso é totalmente normal e que acontece com todas as pessoas. Porém, quando isso se torna um comportamento repetitivo pode ser um sinal de alerta.

É preciso entender que embora a comida possa trazer uma sensação temporária de prazer, nenhum alimento no mundo tem a capacidade de melhorar efetivamente o que você esteja sentindo ou passando. Além disso, adotar este comportamento pode levar a sentimento de culpa, ganho de peso e um ciclo vicioso difícil de quebrar.

Então como lidar com a fome emocional?

As 6 estratégias para lidar com a fome emocional, elaboradas pela nutricionista Jordana Lessa, podem te ajudar:

  1. Esteja consciente das suas emoções

O primeiro passo para lidar com o comer emocional é reconhecer quando ele ocorre. Esteja atento e nomeie os seus sentimentos. Questione-se: "O que eu estou sentindo?"; "O que está acontecendo?"

  1. Identifique gatilhos emocionais

Muitas vezes, certas emoções desencadeiam o comer emocional.

Identifique os gatilhos emocionais que levam você a buscar alimentos como uma forma de conforto. Pode ser estresse no trabalho, problemas de relacionamento, cansaço ou até mesmo tédio.  Ao identificar esses gatilhos, você pode começar a desenvolver alternativas saudáveis.

  1. Avalie a real necessidade

Depois que você identificar o gatilho deste sentimento ou emoção, reflita sobre o que você realmente precisa naquele momento.

  1. Busque alternativas saudáveis

Em vez de recorrer à comida quando estiver emocionalmente abalado, busque alternativas saudáveis para lidar com suas emoções. Experimente praticar atividades físicas, como treinar, caminhar, dançar, ou encontrar hobbies que lhe tragam alegria. Converse com um amigo próximo, escreva em um diário ou experimente técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda.

  1. Desenvolva uma relação saudável com a comida

Em vez de ver a comida como um meio para lidar com emoções, procure desenvolver uma relação saudável com ela. Coma conscientemente, saboreie os alimentos e preste atenção nas suas necessidades de fome e saciedade. Permita-se desfrutar de uma variedade de alimentos nutritivos sem associá-los exclusivamente às suas emoções.

  1. Procure ajuda profissional, se necessário

Se você está lutando para lidar com o comer emocional por conta própria, não hesite em procurar a ajuda de um profissional. Um nutricionista, psicólogo ou terapeuta especializado em transtornos alimentares podem fornecer orientação e apoio personalizados para ajudá-lo a superar esse padrão de comportamento.

 

Então, sentir prazer com a comida não é errado, o errado é a comida ser a sua única fonte de prazer na vida. Por isso, é fundamental que você encontre "o quê", além da comida, te traz paz, conforto, alegria, afeto, tranquilidade, etc.

Lembre-se de que a jornada para uma relação saudável com a comida é individual e requer tempo e paciência. Seja gentil consigo mesmo ao longo do caminho e celebre cada passo em direção a uma vida mais equilibrada e saudável.

Tente adotar na medida do possível e da sua necessidade essas 6 estratégias para lidar com a fome emocional.

No que se refere a praticar atividade física regularmente, nós podemos te ajudar! Veja qual é a unidade mais próxima de você  e venha nos visitar.

Se preferir, nos chame no WhatsApp  e agende uma aula experimental.