O Abril Azul, tem por objetivo conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, dar visibilidade e desmistificar conceitos equivocados.
O mês de abril tem um significado especial para familiares e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Abril Azul, tem por objetivo conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, dar visibilidade e desmistificar conceitos equivocados.
O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados.
Não há evidências científicas de que exista uma causa única para o autismo, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.
Existe três níveis de autismo
- LEVE – A pessoa tem algumas dificuldades, mas não necessita de tanto suporte.
- MODERADO – A pessoa necessita de suporte substancial, pois apresenta déficits na conversação e dificuldade nas interações sociais.
- SEVERO – A pessoa necessita de muito suporte, pois apresenta prejuízos graves nas interações sociais.
Quanto mais cedo os sinais de autismo forem identificados, geralmente entre 2 e 3 anos e, com apoio de uma equipe multidisciplinar, mais possibilidades a criança terá de ter um bom desenvolvimento e melhorar sua interação social, se capacitando para se tornar um adulto mais independente.
Sinais que podem identificar que uma criança tenha autismo
- Ausência do contato visual;
- Dificuldade de rastreio com a presença de estímulos sonoros ou não corresponder quando chamado pelo nome;
- Dificuldades motoras como atraso em movimentos como sentar, engatinhar e atraso da fala;
Em caso de suspeitas é sempre aconselhável buscar auxílio médico.
Cordões que identificam pessoas com autismo
Quebra-cabeça
O cordão de quebra-cabeça, identifica as pessoas com autismo. Com o azul predominando e uma estampa de quebra-cabeça colorida, o cordão é muito fácil de ser reconhecido.
Girassóis
O cordão com desenhos de girassóis no pescoço, serve para identificar pessoas com deficiências que não podem ser percebidas à primeira vista, como autismo, surdez e algumas deficiências intelectuais.
Seja de quebra-cabeça ou de girassóis, o uso do cordão é opcional. Entretanto, quando usado, ele contribui com a identificação, ajuda a garantir o acesso ao suporte necessário, em atendimentos prioritários ou em casos de emergência.
Exercício físico faz bem para pessoas com autismo
Se exercitar sempre fará bem para a saúde. E, para as pessoas com autismo, não é diferente.
Seja criança, jovem ou adulto com autismo, a atividade física feita de modo regular contribui para a melhora das habilidades motoras e sociais, conhecimento de postura corporal, aumenta a noção entre espaço e tempo e do ambiente em que vive.
Mas além disso, contribui para o controle de peso, prevenção de doenças e todos os outros benefícios que o exercício físico proporciona.
Conheça outros benefícios:
- Melhora a comunicação;
- Reduz a ansiedade;
- Ganho de autonomia;
- Melhora do humor;
- Aumento da autoestima;
- Desenvolvimento de novas habilidades;
- Mais foco e concentração.
Treine em um ambiente acolhedor
Em um primeiro momento, pode ser desafiador inserir na rotina de uma pessoa com autismo, a prática regular de atividade física.
Mas pode ter certeza, após ultrapassar essa primeira barreira, os benefícios serão grandiosos.
Por isso, é importante escolher um ambiente acolhedor, o qual a pessoa se sinta à vontade e receba todo o suporte e orientações necessárias.
Neste sentido, as academias Engenharia do Corpo reúnem tudo que é necessário para o desenvolvimento de seus alunos.
Com ambientes amigáveis, as unidades são equipadas com os aparelhos de musculação modernos, além de uma ampla variedade de aulas coletivas como danças, lutas, spinning, yoga e pilates, conforme disponibilidade da grade de cada academia.
Mas, o mais importante, o atendimento humanitário oferecido pelos colaboradores.
Em todos os setores, passando por recepção até os profissionais de educação física, um atendimento eficiente e respeitoso são fundamentos indispensáveis dentro das academias Engenharia do Corpo.
O objetivo é sempre entender na essência quais são os objetivos do aluno, quais são as suas limitações, seus pontos fortes e assim traçar um cronograma de treinos que visa capacitar ainda mais o que é bom, e melhorar aquilo que precisa ser melhorado. Tudo isso de uma forma muito natural, respeitando a evolução de cada aluno.
Venha para o mundo Engenharia do Corpo e juntos, vamos fortalecer a saúde como um todo, ficar mais forte e confiante para os desafios da vida cotidiana.
Clique aqui e agende uma aula experimental!