Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Alongamentos na academia

 

Fundamental antes de iniciar e finalizar qualquer prática esportiva, o alongamento é o exercício voltado para aquecer e relaxar o corpo, aumentando assim a flexibilidade muscular. Porém, nem sempre tem o devido valor.

Um aquecimento bem feito, além de contribuir para com a redução de tensões e movimentos mais soltos, ajuda na prevenção de lesões. "Este procedimento precisa se tornar um hábito, sendo realizado antes e após a atividade física", ressaltou Alana Laís Bittencourt, professora na Engenharia do Corpo de Novo Hamburgo (RS).

O alongamento pode ser feito por qualquer pessoa, independente da faixa etária e flexibilidade. Inclusive, pessoas que tenham algum tipo de lesão. Neste processo, a respiração deve ser levada em conta, sendo lenta e profunda, é ela quem dita o ritmo do exercício. Como em qualquer atividade, você deve respeitar os seus limites. "Para que se tenha bons resultados é importante que estes exercícios sejam praticados corretamente e com moderação", frisou.

Alana explicou que cada posição de alongamento deve ter a duração mínima de 15 segundos e máxima de 45 segundos, sendo menos de 15 sem efeito e mais de 45 pode prejudicar o desempenho muscular nas atividades realizadas imediatamente a seguir. "O ideal é alongar mais fortemente a região muscular trabalhada no dia e também músculos que estejam doloridos devido ao treino".

Os alunos das academias Engenharia do Corpo que tem dúvidas quanto ao tipo de aquecimento que deve ser feito antes ou após determinada atividade, podem solicitar aos instrutores. "Uma sequência bem feita de alongamento prepara o corpo para o esforço o qual ele será exposto, melhora o desempenho no treino, reduz o risco de lesões, melhora a postura, aumenta a flexibilidade, ajuda no relaxamento e ativa a circulação sanguínea. Já a não execução ou execução incorreta dos alongamentos, pode gerar lesões e encurtamento muscular, impossibilitando a realização de vários movimentos", alertou.