Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

O bom hábito tem o poder de facilitar a nossa rotina e prevenir que problemas aconteçam. O alongamento é um destes hábitos que quando adotado, proporciona enormes benefícios. Alongue-se e evite problemas. Você sentirá o retorno positivo no seu treino, na prática de esportes, na execução de qualquer tarefa rotineira, além de ser benéfico para aquelas pessoas que passam muito tempo em uma mesma posição. Ao final do texto confira 5 tipos de alongamento.

O alongamento é o exercício voltado para aquecer e relaxar o corpo e aumentar a flexibilidade muscular. "Nossa musculatura tende a diminuir o seu tamanho normal quando ficamos muito tempo parados. O alongamento é um conjunto de exercícios que tem como função devolver aos músculos o seu tamanho natural ou relaxar a musculatura. Alongue-se e evite problemas musculares", explicou Bruno Henrique de Salles, professor de Educação Física, na Engenharia do Corpo de Mogi das Cruzes (SP).

O alongamento pode ser feito por qualquer pessoa, independente da faixa etária e flexibilidade. Conforme Bruno, o alongamento de um determinado grupo muscular deve ter a duração mínima de 15 segundos e máxima de 45 segundos. Menos de 15 segundos não trará efeito e mais de 45 pode prejudicar o desempenho muscular em atividades realizadas logo após. "O ideal é alongar mais fortemente a região muscular trabalhada no dia e também músculos que estejam doloridos devido ao treino".

Antes do treino o alongamento serve principalmente como um fator de prevenção contra lesões musculares, preparando o corpo para se exercitar, deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos. Após o treino a função é de relaxar a musculatura exercitada, evitando as dores posteriores do treino. "O alongamento é uma atividade simples e pode ser realizada em qualquer lugar, levando-se em conta os cuidados básicos".

Sobre os riscos de não fazer o alongamento, ou de fazê-lo da forma errada, Bruno disse que, quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais e limitar movimentos importantes. Tais implicações refletem em maiores riscos de lesões musculares e articulares, dores lombares ou compressão do nervo ciático. "Ser flexível, ou seja, alongar-se é fundamental para o bem-estar. Se alongar de forma errada pode provocar dores, aumentar, a tensão muscular, além de ocasionar lesões de ligamentos, articulações e músculos", alertou.

Levando-se em conta tudo o que o alongamento significa, é de grande importância o auxílio de um profissional de educação física para ensinar e ajudar na execução de exercícios. Os alunos das academias Engenharia do Corpo que tem dúvidas quanto ao tipo de aquecimento que deve ser feito antes ou após determinada atividade, podem solicitar aos instrutores. Alongue-se e evite problemas musculares.

Homem se alongando para evitar lesões durante o treino praticando alongamento

 

Confira 5 tipos de alongamento

 

·                 Alongamento dinâmico ou balístico

Feito a partir de movimentos curtos e deslocamentos pelo solo, como elevar os joelhos, agachar vertical e lateralmente, rotacionar os braços, o tronco, etc. É indicado para os casos em que o ganho da flexibilidade melhora o desempenho no esporte, porque aumenta a mobilidade das articulações e amplitude de movimento.

·                Alongamento estático

Boa alternativa para dar início à reabilitação dos músculos após alguma lesão. Outra boa opção para o alongamento estático é faze-lo no pós-treino. Além de melhorar a flexibilidade, você terá um relaxamento imediato.

·                 Facilitação neuromuscular proprioceptiva

Outra pessoa vai segurar o membro de quem está praticando em determinada posição. O ajudante também irá empurrar o membro do praticante com o intuito de conquistar uma melhor a amplitude do alongamento.

·                  Alongamento específico

São alongamentos com os movimentos semelhantes aos do esporte/musculação praticado, minimizando o risco de lesões musculares e articulares.

  • Alongamento passivo

É feito com o auxílio de algum acessório, aparelhos ou até mesmo com a ajuda de uma pessoa.

 

Alongar-se é importante, torne-o um hábito e tenha mais qualidade de vida. Veja qual é a academia mais próxima de você e venha nos visitar. Se preferir, envie um WhtasApp  e juntos vamos construir o hábito de alongar-se.