Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Fácil de aprender, divertido e também é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde, assim é o Beach Tennis. Uma das modalidades esportivas que mais cresce no Brasil e no mundo. "Se trata de um esporte democrático, para todas as faixas etárias, fácil de ser executado e muito comum ser praticado em família. Estes são alguns dos fatores que contribuem para que o Beach Tennis venha ganhando tantos praticantes e conquistando o país", destacou Fabrício Neis, atleta profissional de Beach Tennis, parceiro da Engenharia do Corpo, que figura entre os 40 melhores do mundo.

O Beach Tennis foi criado em 1987 na Itália e em 1996 começou a sua profissionalização. No Brasil, a modalidade chegou em 2009, na praia de Ipanema no Rio de Janeiro. "O esporte cresceu, principalmente, na pandemia. Na época, só podia jogar tênis e Beach Tennis porque são esportes sem contato. Não podia jogar futebol. As pessoas chegavam querendo fazer esporte e iam jogar Beach Tennis. Os jogadores se cumprimentam com a raquete", explicou Neis.

Fabrício Neis atleta de beach tennis do brasil

Com cada vez mais praticantes da modalidade, o número de arenas, assim como campeonatos, vem crescendo em todos os cantos do Brasil. De acordo com Neis, a estrutura que existe no Brasil para a prática do Beach Tennis, é exemplo para o resto do mundo. "Atualmente, dominamos em média 65% do Beach Tennis mundial. Neste ano, o país vai sediar mais de 70 torneios chancelados pela ITF (Federação Internacional de Tênis)", destacou.

Embora seja notável os avanços que o Beach Tennis vem alcançando, ainda tem muito a ser conquistado. Neis acredita que hoje em dia, apenas os 15 primeiros do ranking mundial conseguem viver somente do esporte, com patrocínios e premiações dos torneios. "Ainda é inviável viver apenas de Prize Money (premiação dos torneios). A maioria dos atletas precisam, além do patrocínio, dar aulas para conseguir viajar e jogar todo o circuito mundial".

Quanto ao futuro do Beach Tennis, Fabrício Neis é muito otimista. Ele disse que o esporte já ultrapassou a fase da febre e se tornou um hábito de muitos brasileiros. No entanto, no resto do mundo o esporte não está tão aquecido, algo que a longo prazo pode ser ruim para a modalidade e, principalmente, para virar olímpico. "Acredito que com a realização de grandes eventos e com cada vez mais pessoas praticando a modalidade, o Beach Tennis vai seguir abrindo espaço no Brasil", projetou.

Um destes grandes eventos que Neis destacou, será realizado em Caxias do Sul (RS), entre os dias 9 e 13 de agosto, é o World Tour ITF BT100. Terá como sede duas arenas na cidade, a Bohrer Sports & Engenharia do Corpo Beach, considerada a maior arena indoor do mundo. A expectativa é que mais de 1.300 atletas, entre amadores e profissionais, vindos de todos os estados brasileiros, participem deste mega evento.