Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

O bem mais precioso que temos é a saúde. Com ela, nada é impossível. Para que o corpo humano alcance a sua melhor performance, é necessário que se tenha alguns cuidados. Como por exemplo, a adoção de hábitos saudáveis, o que nem sempre é fácil. Pois não raro, temos em nosso histórico, o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos industrializados.

Quando nos damos por conta de que é necessário ter essa mudança, a parte mais difícil, normalmente é o início. Precisamos parar de dar velhas desculpas, trocando-as por atitudes positivas. Hábitos saudáveis fortalecem o corpo e a mente. Com saúde, teremos muito mais disposição para correr atrás dos sonhos, para trabalhar e para viver a vida.

São os objetivos que nos movem, e eles fazem com que a motivação inicial não definhe. "Seguir firme tem muito a ver também com a mente, com o comprometimento com a evolução até que os resultados apareçam. Mas realmente, até chegar o momento em que possamos visualiza-los e senti-los, pode ser desafiador", salientou Elisandra Vianna Aozani, professora de zumba na Engenharia do Corpo de Novo Hamburgo (RS).

Mulher tendo uma vida com mais saúde física e mental nas montanhas

Neste sentido, as academias da Rede têm muito a oferecer. São ambientes estruturados com o que há de melhor no mundo fitness, com instrutores em todos os horários aptos a contribuir para que os objetivos de cada indivíduo sejam alcançados. "A pessoa precisa ir aos poucos inserindo a rotina fitness. Para quem está iniciando, o bom seria praticar malhação duas vezes na semana, mesclando com atividades que goste, e ir aumentando gradativamente conforme a necessidade", sugeriu.

 

Fique esperto com essas armadilhas

Não acreditar em si: muita gente não consegue ser fitness por simplesmente acreditar que não é capaz. Se você acreditar que tem o controle da situação, terá êxito em tudo o que se prontificar a fazer.

Escorregadas: elas irão ocorrer, mas não é por isso que você vai largar sua caminhada. Quando sair do "prumo", no momento seguinte retome, não precisa botar tudo a perder.

Não saber distinguir alimentação saudável de dieta: Não há certo ou errado entre elas, mas como são coisas diferentes, os resultados alcançados também o serão.

Balança não é o melhor parâmetro: Quando treinamos e nos alimentamos bem, os percentuais de gordura e de massa magra alteram e isso pode ser evidenciado muito mais de outras maneiras do que diretamente nos ponteiros. Sua percepção é o seu melhor termômetro.

Comparar o seu resultado com o dos outros: Se não for a maior armadilha, provavelmente é a mais cruel. Somos seres únicos e nossos organismos respondem aos estímulos de forma única também.

Com o passar do tempo, a malhação se torna um prazer, um hábito saudável. Mas, para que isto aconteça, é preciso tomar a atitude de mudar. Ter um plano, saber onde quer chegar, mas com a consciência de que tudo tem o seu tempo. É preciso ser consistente, mas respeitando as suas particularidades. "É a constância que faz o hábito. Eu tinha dificuldade com a musculação, sempre gostei mais de dançar. Com o tempo, inseri a musculação, ainda não está perfeito, mas a insistência está me ajudando a torna-la um hábito", contou.

E se em algum momento você sentir aquela vontade de desistir, saiba que na Engenharia do Corpo você estará amparado por instrutores que irão lhe apoiar sempre. Eles te ajudarão a montar um cronograma de treinos divertido, mas visando o alcance dos seus objetivos. "Eu sempre apoio os meus alunos. Utilizo toda a vivência que tenho dentro deste ambiente, para não deixar que as pessoas desistam. Trabalho para que elas tenham uma vida melhor, com mais saúde", assegurou Elisandra.