Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Em um mundo acelerado pela tecnologia e constantes demandas, a saúde mental muitas vezes é negligenciada. Torne-a sua prioridade!

Como cuidar da sua saúde mental

Como cuidar da sua saúde mental

 

No mundo acelerado em que vivemos onde a tecnologia avança rapidamente, as demandas aumentam a cada dia e as coisas parecem sempre estar a mil por hora, você já parou para pensar em como anda a saúde da sua mente? Se a sua resposta for “não muito bem”, não se preocupe, você não está sozinho!

É fácil se perder na correria do dia a dia, negligenciando a atenção necessária à nossa própria mente e emoções.

No texto de hoje trouxemos algumas estratégias práticas e eficazes focadas em cuidar da sua saúde mental em 2024!

 

  • Conscientização e Autocuidado

Tomar consciência das nossas emoções, pensamentos e necessidades é o ponto de partida para ter uma boa saúde mental.

O autocuidado, muitas vezes subestimado em uma sociedade que valoriza a produtividade, é a âncora que nos mantém conectados a nós mesmos. Por isso é fundamental tirar alguns minutos diariamente para se reconectar consigo mesmo, seja através de exercícios de respiração consciente, um banho demorado, momento de oração/ gratidão, etc.

DICA | Mindfulness – Conheça a prática para combater a ansiedade

  • Estabeleça Limites Digitais

Embora a tecnologia traga muitos benefícios para nossa rotina, o uso excessivo pode prejudicar – e muito – a saúde mental.

Excesso de informações, tempo prolongado de tela, exposição a notícias falsas e conteúdos perturbadores podem aumentar consideravelmente os sintomas de ansiedade. Além disso, outros fatores como a comparação e pressão estética podem resultar em baixa autoestima e sentimentos de inadequação.

E estas são apenas algumas das várias razões pelas quais as mídias digitais podem ser prejudicais quando utilizadas sem limites e de forma exagerada. 

Por isso, defina limites de tempo para redes sociais, desative notificações invasivas e reserve momentos do seu dia para desconectar. Isso permitirá que você se concentre em experiências reais e reduza o estresse causado pela constante conexão virtual.

  • Prática Regular de Exercícios

A relação entre atividade física e saúde mental é inegável. Além dos óbvios ganhos físicos, como melhora do condicionamento físico, da aptidão cardiovascular e força muscular, a atividade física desempenha um papel muito importante na estabilidade emocional.

Isso porque durante o exercício, o corpo libera neurotransmissores como a serotonina que está associada à regulação do humor, endorfina que atua como analgésico natural promovendo uma sensação de bem-estar, reduzindo a ansiedade e estresse, contribuindo para uma mente mais calma e equilibrada. Além disso, a prática regular de exercícios está ligada a melhorias na qualidade do sono, aumento da autoestima e da autoimagem. 

Portanto encontre uma forma de exercício que você goste, seja ela caminhada, corrida, musculação, dança, pilates, yoga e incorpore na sua rotina. 

  • Aprenda a dizer “não”

Aprender a dizer não e estabelecer limites é essencial para preservar a saúde mental em um mundo onde as demandas parecem intermináveis.

Dizer não é um ato de autocuidado que permite priorizar necessidades pessoais e evitar sobrecarga.

Ao reconhecer e respeitar os próprios limites, você não apenas protege seu tempo e energia, mas também fortalece sua autoestima, reconhecendo a importância de atender às suas próprias necessidades emocionais.

  • Busque ajuda profissional se necessário

     

Não hesite em buscar ajuda profissional se sentir que os desafios que você está passando estão fora do seu controle. Os psicólogos estão prontos para te oferecer apoio e orientação especializada que você precisa.

Cuidar da saúde mental é um ato de coragem e autocuidado.

 

Em 2024, comprometa-se em colocar sua saúde mental como prioridade!

Ao fazer isso, você estará investindo no seu bem-estar emocional e construindo uma base sólida para enfrentar os desafios que a vida pode apresentar.

Sua saúde mental é uma prioridade – cuide dela como cuidaria de qualquer outra parte vital de sua vida!