COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Se exercitar regularmente é fundamental para a saúde física e mental do ser humano. Mas, e para as mulheres que ganharam bebê, como deve ser a prática de exercício físico no pós-parto? Essa é uma dúvida muito frequente e por isso vamos ajudar a desvendá-la ao longo deste texto.

Como retomar as atividades físicas após o parto?

Como retomar as atividades físicas após o parto?

Agosto é o mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, conhecido como Agosto Dourado. Este período reforça a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mãe. Assim como o aleitamento materno, a prática de exercícios físicos no pós-parto desempenha um papel crucial na recuperação e bem-estar das mulheres que acabaram de ter filhos.

Seja mulheres que já eram fisicamente ativas, ou aquelas que não tinham este hábito, se movimentar é fundamental durante o puerpério. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para não se machucar ao se exercitar durante este período. Também se deve ter atenção quanto aos movimentos realizados nas tarefas diárias.

Pra quem realizou cesárea, nas primeiras semanas é aconselhável evitar escadas com muitos degraus, subir em cadeiras ou bancos e carregar pesos, por exemplo. Como o corpo está se recuperando de uma cirurgia, é preciso se movimentar com cuidado. Já para as mulheres, cujo parto foi natural, o período de recuperação é bem mais rápido. Mesmo assim, é preciso ter cautela.

 

Retomada deve ser leve e gradual

Manter uma rotina de treinos no pós-parto vai resultar em inúmeros benefícios. Mas, o mais importante neste período, é respeitar o processo de recuperação do corpo.

Antes de começar a se exercitar, é preciso ter uma liberação médica e a orientação de um profissional de educação física na execução dos exercícios e montagem de um cronograma de treinos. Desta forma, evita-se acidentes e dores indesejadas, além de garantir uma recuperação segura e eficaz.

"Para a retomada das atividades físicas, mesmo que de forma moderada, primeiro deve-se levar em conta se há liberação médica. Geralmente o período para partos normais, em que não ocorreu nenhuma complicação, fica em torno de 15 dias. Já para cesarianas, o período varia de seis semanas para as atividades mais leves ou 12 para exercícios mais intensos", observou Alisson Garcia Sisti, professor de musculação na Engenharia do Corpo Serrano, em Caxias do Sul (RS).

 

Os benefícios da atividade física pós-parto

  • Perda de peso: Auxilia na queima de calorias e no retorno ao peso pré-gestacional.
  • Mais energia: Aumenta a disposição e a vitalidade.
  • Recuperação física: Fortalecimento dos músculos abdominais e do assoalho pélvico, melhora da postura e redução da incontinência urinária e constipação.
  • Saúde mental: Redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas de depressão pós-parto. Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar.

 

Dicas do Professor

Sem pressa e respeitando o seu corpo, a intensidade da atividade física será aumentada de forma gradual.

Conforme o professor Alisson, de dois a quatro treinos semanais já vai proporcionar boas readaptações ao corpo. Mantendo essa frequência por cerca de um mês, já será o suficiente. Na sequência, caso tenha disponibilidade e esteja se sentindo bem, os volumes de treino podem ser aumentados.

"Para retomada das atividades físicas pós-parto, deve-se ter alguns cuidados, como evitar atividades intensas, ao sinal de qualquer desconforto fora da normalidade descansar imediatamente, manter-se hidratada e procurar se alimentar bem para ter energia para realizar uma boa sessão de treino".

 

Os melhores exercícios para o pós-parto

  • Exercícios de respiração e alongamento: Eles ajudam a restaurar a flexibilidade, aliviar a tensão muscular e promover a circulação sanguínea. Além disso, respirar profundamente pode ajudar na recuperação do diafragma e dos músculos abdominais.

 

  • Fortalecimento do core: Exercícios como prancha modificada, abdominais suaves e contrações do assoalho pélvico são eficazes para fortalecer essa região, o que ajuda a prevenir dores nas costas e problemas de incontinência urinária.

 

  • Cardio moderado: Caminhadas e natação são opções de baixo impacto que ajudam a aumentar a resistência cardiovascular sem sobrecarregar as articulações.

 

  • Exercícios de baixo impacto: Ioga, Pilates ou exercícios aquáticos proporcionam benefícios físicos sem causar pressão excessiva sobre o corpo.

Leia também | A importante relação do exercício físico e a gestação

 

Mas lembre-se, no pós-parto, além de ter muita atenção em todo e qualquer movimento que for fazer, principalmente para quem fez cesárea, converse com o seu médico antes de começar uma atividade física.

Uma dica legal para as mamães voltarem a treinar é convidar alguém para dividir este momento. E para aquelas que tem filhos com mais de 4 anos, as academias Engenharia do Corpo disponibilizam as brinquedotecas.  Enquanto as mães treinam, as crianças se divertem. Encontre uma unidade mais próxima de você, clique aqui.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp