Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Um sonho que se materializa todos os dias. Idealizada pelos irmãos Alexandre e Diego Zanella lá em 2012, a Engenharia do Corpo tomou proporções muito além das quais foram projetadas no início. O objetivo era empreender e buscar a independência financeira por meio de um segmento que está no DNA dos sócios fundadores. Mas a seriedade com que o negócio foi montado, sempre procurando disponibilizar a melhor estrutura, com muita qualidade, atendimento humanizado e lucratividade abriram caminhos para que a Engenharia do Corpo se tornasse uma Franchising e, posteriormente, uma Holding.

O aniversário de 10 anos da Engenharia do Corpo é dia 14 de novembro, quando foi inaugurada a primeira unidade na Rua Sarmento Leite, bairro Rio Branco, em Caxias do Sul (RS). A partir deste momento, a rede não parou mais de crescer. Alexandre e Diego, que não imaginavam à proporção que a marca criada por eles teria hoje, apostavam desde muito cedo muito no trabalho coletivo e na saúde das pessoas. "Sempre trabalhamos muito para realizarmos nossos sonhos. Desde o início, o sonho era melhorarmos a qualidade de vida, nossa e dos clientes", afirma Diego Zanella, diretor técnico da Engenharia do Corpo.

Apesar de não esperarem que a marca pudesse chegar tão longe, na cabeça dos irmãos Zanella o projeto era ávido. "Para nós que viemos de um estúdio de personal, construirmos uma academia que atenderia 5 mil alunos já era ambicioso," reforça Diego.

Em outubro de 2018, após meses de pesquisas de mercado, tendências e negócios junto ao especialista em marketing e consultor de franquias, Gilmar Gianni, foi dado início à expansão da marca por meio de franquias que funcionam de modo híbrido, na qual o franqueado investe o capital e a franqueadora realiza a gestão de cada operação. As primeiras franquias foram abertas entre 2018 e 2019 nas regiões da Serra Gaúcha e Central do estado, nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Santa Cruz do Sul, respectivamente.

Caminhão personalizado da engenharia do corpo em comemoração aos 10 anos da rede

"Fui contratado para prestar consultoria em franchising para a Engenharia do Corpo a partir de junho de 2018 quando então iniciamos um projeto de trabalho intensivo que perdurou por 6 meses. Aceitei o desafio para iniciarmos a expansão e a partir do início de 2019 conseguimos. Desde então o crescimento da rede de franquias Engenharia do Corpo tem sido verdadeiramente “fora da curva” comparada a expansão de outras redes de franquias em geral", declara Gilmar Gianni.

Ao longo dos últimos anos, e apesar de termos enfrentando dois anos de pandemia, a Engenharia do Corpo se consolidou fortemente no mercado e segue firme como uma das maiores referências mundo fitness. Até o presente momento a Rede conta com quase 175 mil alunos ativos e mais de 100 unidades em operação. Números que a colocam entre as cinco maiores empresas do segmento na América Latina.

"Através do modelo de negócios que desenvolvemos com o time de Staff, tínhamos a certeza de que atingiríamos os nossos objetivos. Mas, no meio de tudo isso, veio a pandemia e nos forçou a darmos uma pequena pausa. Apesar disso, conseguimos nos manter no mercado e mais fortalecidos", celebra Alexandre Zanella, CEO da Rede Engenharia do Corpo.

Além das marcas Engenharia do Corpo, a Rede ainda é detentora das marcas BGT30 e BOX (academias), Divino Shape (vestuário, alimentação e suplementação) e EC Beach (arenas para esportes de areia).