Quantas vezes já ouvimos alguém falando que vai iniciar na academia, mas não ultrapassa os primeiros dias. Ou, vai perdendo aos poucos aquela sensação positiva que impulsiona, até que chega o dia em que deixa de frequenta-la. Mesmo sabendo que a prática de atividade física proporciona inúmeros benefícios a saúde e ao bem estar, situações deste tipo, muitas vezes acontecem por não haver uma estrutura receptora que busque entender a pessoa/aluno na sua essência. "O professor precisa ser motivador e saber as necessidades de seus alunos para planejar o treinamento adequado e não deixar o mesmo ficar repetitivo e desanimador", ressaltou Rodrigo dos Santos Silveira, gerente da unidade Engenharia do Corpo Novo Hamburgo RS.
As dificuldades e limitações normais de quando fazemos alguma coisa pela primeira vez, algo que ainda não dominamos, que não faz parte do nosso cotidiano, se apresentam em diferentes níveis para cada indivíduo. Normalmente, o começo é a fase mais complicada. Sendo comum haver muita desistência neste momento. No entanto, supera-lo é fundamental. Não podemos deixar que o medo, pensamentos negativos e a sensação de que não somos capazes se sobreponha. Estes, são sentimentos nocivos, que aprisionam e nos impedem de evoluir. São fardos, que com o passar do tempo, quando não superados, tendem a ficar cada vez mais pesados.
Devemos substituir os pensamentos negativos pelos bons. É preciso desenvolver a capacidade de visualizar os benefícios que iremos ter. Tudo na vida tem o seu tempo, mas é necessário plantar para colher. Portanto, devemos semear coisas boas. Desistir e não encarar os problemas e as dificuldades, não é a melhor escolha. Sempre há uma boa alternativa para cada situação que parece sem saída.
A prática de atividade física trás benefícios não só para o corpo, mas também para a mente e a alma. A melhor forma para reverter situações adversas é criar gatilhos que fortaleçam as ações e pensamentos positivos, de modo que isto se torne um hábito. "Com um planejamento adequado para o objetivo e especificidade de cada aluno, o mesmo se sentirá acolhido e ao longo do tempo terá os resultados esperados", garantiu.
Para quem está, ou já enfrentou este dilema, saiba que nas academias da rede Engenharia do Corpo é disponibilizado todo o suporte para que os alunos superem desafios e alcancem seus objetivos. "Nos preocupamos com as pessoas. Nosso ambiente é muito acolhedor, onde os profissionais irão te acompanhar em suas principais necessidades e objetivos. Você vai se sentir à vontade e permanecer treinando com motivação", afirmou Silveira.