Embora pouca gente preste atenção como deveria, o modo como caminhamos, sentamos, trabalhamos e dormimos reflete diretamente na qualidade da nossa postura.
Mas além disso, geralmente, a má postura está ligada a hábitos pouco saudáveis, como o sedentarismo, que diminui a resistência física e a extensão muscular e contribui para a perda de força.
Também podemos citar como causas do desalinhamento postural, permanecer em uma posição por muito tempo, realizar exercícios físicos de forma errada, autoestima baixa e outros.
Os efeitos da má postura podem ser diversos, incluindo Lesão por Esforço Repetitivo (LER), dores na lombar e pescoço, dores de cabeça tensionais, além de um aumento no risco de lesões vertebrais e nos discos intervertebrais. No entanto, existem meios que contribuem para melhorar a postura, como por exemplo, exercícios físicos, que alongam, fortalecem e diminuem a tensão nos músculos.
Em geral, são exercícios fáceis de serem executados, mas, com o suporte de um professor de educação física, terão uma maior eficiência. Realizando-os de duas a três vezes por semana, você já irá perceber que terá uma postura mais adequada.
Vamos aos exercícios!
Postura do gafanhoto
Deite-se de barriga para baixo com os braços ao longo do corpo. Eleve os braços e a cabeça do chão, contraindo as costas para melhorar sua boa postura. Repetir o movimento de 3 a 5 vezes.
Pose da cobra
Deite de barriga para baixo e posicione as mãos na mesma direção da cabeça e então eleve o tronco do chão, mantenha os braços esticados, olhando sempre para frente, pescoço paralelo ao chão e os ombros longe da cabeça. Mantenha-se na posição de 15 a 30 segundos.
Posição da criança
No chão, sente sobre os calcanhares e empurre os braços contra o chão para manter as costas o mais alongada possível. Mantenha a posição entre 30 segundos e 1 minuto para melhorar a boa postura.
Postura da prancha
Virado de barriga para cima, deve-se esticar os braços, elevando o tronco do chão, mantendo as pernas retas e a coluna e pescoço alinhados. Duração de 30 segundos à 1 minuto.
Abertura do peito
Em pé e com os pés afastados na largura dos ombros, leve os braços esticados para trás com os dedos entrelaçados e a cabeça e a coluna alinhados. Desta forma, eleve os braços, inspirando o ar, levantando o peito e inclinando-o ligeiramente a cabeça para trás. Expire o ar ao retornar a posição inicial. Repita esse movimento por 10 vezes.
Ponte
Deite-se de barriga para cima com os braços alinhados ao longo do corpo. Dobre os joelhos e apoie os pés no chão, alinhando os calcanhares com os joelhos. Em seguida, contraia o abdômen e os glúteos, expire e eleve o quadril do chão, formando uma linha reta dos joelhos até a cabeça. Mantenha essa posição entre 30 e 60 segundos, depois abaixe o quadril enquanto inspira. Descanse brevemente e repita o movimento por mais 5 vezes.
Abrace as pernas
Deite de barriga para cima, dobre os joelhos, mantendo os pés no chão. Com a ajuda das mãos, traga os joelhos em direção ao peito. Mantenha essa posição por 15 segundos, repetindo-a por 5 vezes.
Pilates e outros exercícios para uma boa postura
O Pilates é altamente recomendado para desenvolver o core, o centro de força e equilíbrio do corpo, que contribui para uma boa postura. Outras práticas, como Yoga, prancha isométrica e exercícios de remada, também auxiliam no alinhamento corporal, promovendo alongamento e fortalecimento muscular.
A postura correta é aquela em que a coluna está alinhada, mantendo as curvas naturais do pescoço, costas e lombar. Além disso, a cabeça deve estar reta, alinhada com os ombros, que também devem estar alinhados com os quadris.
Mas lembre-se, as informações deste texto não substituem a avaliação de um profissional da saúde. Nos casos de dor ou desconforto persistente, é importante buscar orientação médica.