Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Sabemos que quanto mais cedo se começa a praticar esportes, melhor será para o corpo e para a mente. Mas, para crianças e pré-adolescentes que ainda estão em fase de formação e crescimento, a partir de quando é aconselhável iniciar na musculação? Para entendermos este dilema, conversamos com a professora de educação física da Engenharia do Corpo Natal (RN), Maria Gusmão dos Santos Silva. "A partir dos 6 anos já é possível praticar musculação, desde que seja sistematizada e orientada por profissionais especializados. Caso tenha algum tipo de contraindicação, é preciso apresentar uma liberação médica", ressaltou.

Musculação para crianças, quando é a hora certa de começar? Crianças segurando pesos para realizar treinos de musculação

Em nossas academias, normalmente, as crianças começam a treinar a partir dos 12 anos, dependendo da região, ou da apresentação de um atestado médico que determine a prática de atividade física. Com este público, é importante tomar algumas precauções referentes à intensidade e cargas menores. "É preciso ter atenção quanto ao tempo e à frequência com que o exercício em questão é praticado. A criança deve iniciar os treinos com movimentos básicos, sem carga adicional, somente com o peso do corpo, e ir progredindo de forma gradual". Seguindo essas orientações a criança ou adolescente vai crescer e ganhar peso de forma adequada e dificilmente terá lesões.

Dentre os treinos que podem ser indicados, Maria citou os exercícios básicos de agachamento, flexão e outros que vão trabalhar a coordenação motora de forma geral, sistematizada e individual. "Essas modalidades podem ser mescladas com lutas, danças e funcional que estão presentes dentro das academias", destacou.

A rotina de treinos em ambientes estruturados e com o suporte de professores de educação física também contribui para que crianças/adolescentes aumentem a força muscular, melhorem no desempenho esportivo e nos testes motores de aptidão física, na redução de estresse emocional, redução do risco de fraturas, pois há uma melhora na resistência dos ossos. Outro fator positivo, é que a musculação pode melhorar o rendimento escolar.

Quanto mais cedo iniciar a prática de exercícios, maiores serão as chances da criança se tornar um adulto ativo, evitando o aparecimento de doenças crônicas precoces. Então, o que acha de ver qual é a Engenharia do Corpo mais próxima de você  e incentivar os pequenos a terem uma rotina saudável?