Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Descubra informações vitais, exames preventivos e hábitos saudáveis sobre Novembro Azul que fazem a diferença! Cuide da sua saúde.

Homens em foco: Novembro Azul e a luta contra o câncer de próstata

Homens em foco: Novembro Azul e a luta contra o câncer de próstata

 

Novembro é um mês especial para a saúde masculina, pois marca a campanha mundialmente conhecida como Novembro Azul.

O objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das condições de saúde mais comuns entre a população masculina.

Durante todo o mês, organizações de saúde, profissionais médicos e entusiastas da causa se unem para disseminar informações vitais sobre o câncer de próstata e promover a importância de exames regulares e de um estilo de vida saudável.

 

Sobre a campanha

A próstata é uma glândula presente nos homens, entre o reto, a bexiga e a uretra, tendo como principal função a produção de parte do líquido que compõe o sêmen.

O câncer de próstata está entre os tipos de câncer com mais incidência em homens no Brasil, só perde para o câncer de pele não melanoma.

Segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o triênio 2023-2025, estima 71,7 mil novos casos por ano. Clique aqui para conferir.

Mesmo assim, por medo ou desconhecimento, muitos homens desconversam sobre este assunto e não realizam os exames preventivos.

 

Exames preventivos salvam vidas

Entre os exames preventivos de câncer de próstata, estão o de toque retal a partir dos 45/50 anos, e o PSA (exame de sangue que mede a quantidade da proteína produzida pela próstata). Em caso de exames alterados, podem ser solicitados ultrassom e biópsia!

Na maioria dos casos de câncer de próstata a evolução é lenta e não apresenta sintomas nos estágios iniciais.

Por isso que quando não são realizados os exames preventivos, quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos casos já estão em estágio avançado.

Nesta fase o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, até infecção generalizada ou insuficiência renal.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece informação e atendimento com equipes multiprofissionais, que realizam o diagnóstico e acompanhamento em todas as etapas necessárias.

Se você se enquadra dentro do perfil cuja orientação é para que se faça os exames preventivos, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de você.

 

Fatores de risco

O câncer de próstata é uma condição multifacetada e, embora sua causa exata não seja completamente compreendida, alguns fatores de risco têm sido identificados como influentes no seu desenvolvimento.

É importante estar ciente desses fatores para uma abordagem proativa na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.

  • Idade, já que a incidência e a mortalidade aumentam após os 55 anos;
  • Histórico familiar de câncer e homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Alterações ao urinar (dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou à noite).

 

Fatores que ajudam a evitar o câncer de próstata

A prevenção do câncer de próstata é um tema de suma importância para a saúde masculina.

Além dos exames regulares e do acompanhamento médico, a adoção de hábitos saudáveis desempenha um papel crucial na minimização do risco de desenvolvimento dessa doença.

Separamos alguns, dos muitos hábitos, que podem fazer a diferença para sua saúde! Confira:

  • Manter bons hábitos de saúde;
  • Evitar o tabagismo e consumo de álcool;
  • Alimentação saudável;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Controle do peso corporal;
  • Manter os exames preventivos em dia.

 

O cuidado com a saúde deve ser diário.

Ela é o nosso bem mais precioso, e com ela fortalecida, podemos executar as tarefas rotineiras e cuidar daqueles que amamos.

Cuide-se e cuide daqueles que você ama, todos contra o câncer de próstata!