Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Saiba como proteger sua saúde respiratória na primavera. Com cuidados adequados, cada momento desta estação será repleta de vida e cores!

Primavera e sua relação com as doenças respiratórias

Primavera e sua relação com as doenças respiratórias

 

A estação mais colorida do ano traz consigo uma explosão de cores e aromas, mas além disso, o aumento das temperaturas, sinais claros de que o inverno está ficando para trás.

No entanto, para muitas pessoas, essa estação também traz consigo algo menos agradável: o aumento das doenças respiratórias alérgicas.

Mas qual é a relação entre essa estação tão aguardada e a saúde dos nossos pulmões?

 

  • Pólen no ar

Uma das principais razões pelas quais a primavera pode ser problemática para pessoas com doenças respiratórias, como rinite, faringite, bronquite e asma, é o aumento da concentração de pólen no ar.

As plantas florescem nesta época do ano, liberando grãos de pólen que podem desencadear reações alérgicas em muitas pessoas.

Os sintomas típicos incluem espirros, coceira nos olhos, nariz e garganta, conjuntivite alérgica, nariz entupido e tosse.

  • Variações climáticas

A primavera também é conhecida por suas variações climáticas.

Os dias podem ser ensolarados e quentes, seguidos por noites mais frias.

Essas mudanças abruptas de temperatura podem ser desafiadoras para o sistema respiratório, especialmente para aqueles que já têm problemas de saúde nessa área.

Além disso, o tempo costuma ficar mais seco, agravando ainda mais os sintomas. 

  • Agentes externos

Fatores externos como a poeira e a poluição também contribuem para a piora dos sintomas.

O aumento da temperatura juntamente com a baixa umidade do ar torna os ambientes mais propícios à proliferação de fungos, ácaros e bactérias que podem causar inflamações na mucosa nasal.

 

Evite complicações!

Para que a Primavera não se torne uma inimiga da saúde é preciso prevenir o problema.

Para isso, separamos algumas dicas importantes:

  • Mantenha sempre todos os ambientes arejados, deixando janelas abertas e facilitando a exposição do ambiente à luz solar;
  • Higienize seus ambientes com o auxílio de um pano úmido e aspirador. Evite utilizar vassoura, pois pode espalhar a poeira;
  • Troque suas roupas de cama e toalhas com frequência;
  • Caso utilize ar condicionado, fique atento à limpeza adequada dos filtros. E se você utiliza ventiladores, evite deixá-los muito próximo de você e higienize sempre suas paletas, com o auxílio de um pano úmido;
  • Se você tem alergias ou asma, é fundamental estar em dia com seu tratamento e visitar seu médico regularmente para ajustar a medicação conforme necessário.

 

A primavera é uma estação linda e cheia de vida, mas é importante lembrar que sua imunidade e saúde respiratória deve ser priorizada!

Com cuidados adequados e a orientação de um profissional de saúde, você pode desfrutar plenamente dessa estação maravilhosa.

Portanto, respire fundo, tome as precauções necessárias e aproveite tudo o que a primavera tem a oferecer.