Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Os questionamentos e dúvidas sobre a melhor opção de gordura para cozinhar são muitos: "margarina ou manteiga?", "pode aquecer o azeite de oliva?", "banha de porco é saudável?", "qual o melhor óleo?"

Para esclarecer todas as dúvidas confira o texto elaborado pela nutricionista Jordana Lessa, que atende os alunos da academia Engenharia do Corpo.

Em primeiro lugar, a melhor opção para cozinhar é aquela que for mais natural possível. Pensando nisso, os óleos vegetais refinados, que são fontes de gorduras poli-insaturadas, como óleo de soja, milho, girassol e canola ficam de fora. Estes óleos além de altamente inflamatórios para o corpo, prejudicam a nossa saúde. O consumo de margarina também não é recomendado, por ser um alimento ultra processado, cheio de aditivos.

Diferentes gorduras sendo exibidas

A melhor opção de gordura para cozinhar é o azeite. O azeite de oliva é fonte de gordura monoinsaturada, que ajuda a aumentar o colesterol "bom" (HDL) e reduzir o colesterol "ruim" (LDL). A dica é usar um azeite de oliva virgem para cozinhar/ aquecer e um azeite de oliva extra virgem, aquele extraído a frio, de melhor qualidade, para utilizar em preparações cruas, como saladas e vegetais. Isso porque a versão do azeite extra virgem tem propriedades antioxidantes que se perdem ao serem aquecidas.

É preciso redobrar a atenção na hora da compra, e desconfiar caso o preço esteja muito barato, pois, infelizmente os azeites puros não são tão baratos e são facilmente adulterados e também é comercializado o óleo composto, que é uma mistura de azeite de oliva com óleo vegetal. Por isso fique sempre atento aos rótulos.

Além do azeite de oliva, outras boas opções para cozinhar e variar as formas de preparo e sabor dos alimentos são a manteiga, manteiga clarificada, óleo de coco e a banha de porco não refinada, porém estas fontes tem uma quantidade maior de gordura saturada, que deve fazer parte da nossa alimentação, porém em quantidades moderadas. A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite e derivados, e por isso é preciso cautela para não exagerar nas quantidades.

Um ponto muito importante para garantir uma alimentação saudável e melhor qualidade nutricional é entender que quanto mais altas forem as temperaturas de cocção dos alimentos, maiores serão as perdas nutricionais, e além disso, maior será a alteração das características da gordura utilizada. O ideal é que os alimentos sejam preparados em uma temperatura inferior à 180°C e pelo menor tempo possível. Levando esta informação em consideração, opte sempre por preparações refogadas, grelhadas e assadas e evite ao máximo as frituras.

Outra informação considerável é que não é necessário utilizar muita gordura no preparo dos alimentos. Uma pequena quantidade é suficiente para refogar, untar, incorporar os ingredientes e adicionar sabor. Portanto na hora de escolher uma gordura para cozinhar economize nas quantidades e não na qualidade.