Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Depende! Mas, ter cautela e evitar exageros na hora de beber é sempre uma boa recomendação.

 O carnaval está chegando e, nesta época, normalmente, muita gente tende a exagerar um pouquinho no consumo de bebidas alcoólicas. Para responder à pergunta “se eu beber no carnaval vou perder meu resultado do treino?”, conversamos com a nutricionista Jordana Lessa, que ressaltou não existir nenhuma dose saudável ou reconhecidamente segura de álcool a ser consumida.

Caneco de cerveja e halter para demonstrar a relação entre beber e a academia

Conforme Jordana, o álcool é uma caloria vazia, ou seja, não fornece nenhum nutriente e o corpo o reconhece como sendo uma substância tóxica. "Por esse motivo, o nosso organismo prioriza as vias que eliminam o álcool e faz com que as vias metabólicas do emagrecimento e do ganho de massa fiquem em segundo plano", salientou.

 

O álcool pode aumentar o acúmulo de gordura, afinal cada grama possui 7 calorias. Além disso, tem outros efeitos desfavoráveis ao corpo. Confira alguns pontos citados pela nutricionista que precisam ser observados, quando falamos em relação a ingestão de bebida alcoólica.

 

  • Atrapalha o funcionamento do metabolismo
  • Altera a secreção hormonal
  • Desidrata
  • Altera a microbiota intestinal

 

E para minimizar os efeitos? A nutri também preparou algumas dicas, se liga nelas:

 

  • A cada copo de bebida alcoólica beba um copo de água
  • Defina um teto de consumo e não ultrapasse
  • Escolha drinks com menos adicionais (xaropes, açúcar, leite condensado, etc.)
  • Jamais beba de barriga vazia
  • Invista em petiscos menos calóricos

 

Se divertir de maneira consciente é a melhor forma para evitar os desgastes e desconfortos que o abuso de álcool gera ao corpo. Seguindo as orientações da nutricionista Jordana Lessa, seu carnaval será só alegria e você não terá perda nos resultados dos seus treinos. E para ficar melhor, temos um convite para fazer: venham curtir o carnaval do Bloquinho da Ovelha Negra 2023, de Caxias do Sul. Serão 2 dias de Open Bar, 18 e 19 de fevereiro, junto ao estacionamento da Engenharia do Corpo e EC Beach Casa de Pedra, na Rua Matteo Gianella, 1444.  Todos que adquirirem o ingresso ganharão 1 mês de treino na Engenharia do Corpo Casa de Pedra. Para mais informações (clique aqui).