Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Há várias coisas que são fundamentais para que tenhamos uma vida saudável. Sem dúvida nenhuma tomar água está entre as principais. A Organização Mundial da Saúde, recomenda a ingestão de dois litros de água por dia para adultos saudáveis. Número que pode variar conforme o biótipo de cada pessoa. No entanto, a ingestão de água nunca pode ser inferior àquela que eliminamos. "A água é um elemento fundamental para todas as funções do corpo, podendo chegar a 60% do peso de um adulto", ressaltou a nutricionista Jordana Lessa.

Mulher tomando água na academia

Essa tarefa que parece simples, muitas vezes passa desapercebida e a ingestão de água acaba sendo inferior ao que necessitamos. A água é a melhor opção para regular a temperatura do corpo, eliminar toxinas por meio da urina e da transpiração. Ela é responsável por transportar nutrientes, oxigênio, sais minerais, age nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina, na pele e até na saúde dos ossos. "Imagine uma cachoeira: quanto mais água entra, mais água sai, assim funciona com o nosso organismo. Agora imagine o contrário, quanto menos água o corpo recebe mais água parada fica, e o organismo inteligente que é, poupa ao máximo eliminar essa água pois sabe que não irá receber mais, causando assim os temidos inchaços e retenções", explicou.

Conforme a nutricionista, para saber o quanto se deve tomar de água por dia, basta multiplicar seu peso por 35. O resultado será o mínimo ideal que  se deve tomar. Sempre tenha a mão uma garrafinha ou um copo d’água, seja no trabalho ou durante a malhação. "É importante não esperar a sede chegar para toma-la. Quando a pessoa está com sede, é porque já passou da hora de tomar água".

A água não pode ser substituída por outros líquidos, mas pode ser intercalada com chás, sucos naturais, água com gás, kombucha, chimarrão (o chimarrão possui efeito diurético, não auxilia na hidratação, pois é todo eliminado pela urina).

Para quem malha, pratica esportes, o cuidado deve ser redobrado. Nestes casos, normalmente se perde muita água por meio da transpiração. Conforme Jordana, não há como precisar com exatidão quanto de líquido se perde durante o treino, pois cada pessoa é diferente, e algumas nem suam durante a atividade física o que também é normal. "Porém, pode-se calcular a quantidade de líquido perdido se pesando antes e após o exercício: cada 100 gramas de peso perdido representa aproximadamente 100 ml de suor", explicou.

Jordana explica que durante os exercícios, o recomendado é ingerir de 125 a 500 ml de água a cada 15 minutos, evitando a queda do desempenho. Leve sempre uma garrafinha nos treinos, e vá tomando uns goles aos poucos para evitar sentir “estufamento” e enjoos. É importante se hidratar logo depois do treino, sendo as duas primeiras horas muito importantes para absorção de líquidos, aumentando assim o volume de plasma no sangue agilizando a reidratação. "Não repor estes líquidos após o treino é muito perigoso, os efeitos podem ser: desidratação, confusão mental, dificultar o controle de temperatura corporal, crise de cãibras desequilíbrio dos eletrólitos, queda de pressão e retenção hídrica". A ingestão de água de forma adequada, contribui diretamente no funcionamento de todos órgãos do corpo. Não fique sem beber água.

Alguns sintomas que podem indicar que você está desidratado:

  • Boca seca
  • Dor de cabeça
  • Intestino preso
  • Falta de concentração
  • Pele seca
  • Cansaço
  • Inchaço
  • Cãibras
  • Sensação de fome que não passa

Se você ainda não tem o hábito de tomar água com a frequência que o seu corpo necessita, experimente ter sempre ao seu alcance uma garrafinha d’água. Lembre-se que a persistência faz o hábito, e bons hábitos transformam vidas.