Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Conheça os incríveis benefícios do spinning para a saúde física e mental. Saiba como “pedalar parado” pode transformar a sua vida!

Spinning: pedalar parado também traz resultados!

Spinning: pedalar parado também traz resultados!

 

Divertido e extremamente eficiente para a saúde física e mental, assim é o spinning.

Se trata de uma modalidade esportiva que simula o ciclismo em um ambiente fechado. Porém, em uma bicicleta estacionária.

 

Conheça o Spinning

Desenvolvido pelo sul-africano Jonathan Goldberg, conhecido como Johnny G, que patenteou o programa em 1987, o spinning é uma modalidade de exercício em bicicleta que se tornou popular no Brasil. Por isso, é especialmente procurado por pessoas com pouco tempo para se dedicar a atividades físicas.

DICA | Dia corrido? Conheça esse treino expresso de 10 minutos

O spinning utiliza bicicletas ergométricas e simula várias modalidades de ciclismo, como mountain bike e estrada. Assim, as aulas são acompanhadas por música, e geralmente duram em torno de 45 minutos, provando que é possível queimar muitas calorias de forma descontraída!

A bicicleta pode ser adaptada para diferentes níveis de esforço, conforme o condicionamento físico e preparo de cada um. Além disso, as aulas são feitas em grupo e combinam força muscular e motivação, sendo uma maneira eficaz e dinâmica de fortalecer o condicionamento físico.

"Comparado com uma bicicleta que se locomove, a estacionária proporciona benefícios semelhantes, como melhora da capacidade cardiovascular, aumento da resistência física e queima de calorias. A principal diferença está no fato de que no spinning é possível controlar melhor a intensidade do treino e o ritmo da pedalada, o que pode resultar em um treino mais focado e eficiente", explicou Rafael Clavé Jardim, professor de Spinning e RPM, na Engenharia do Corpo Gravataí (RS).

Por ser um treino aeróbico, esse tipo de exercício é muito bom para o fortalecimento do sistema cardiovascular e muscular.

 

Guiado pelo professor

Nas aulas de spinning você será guiado pelo professor, que estará posicionado a frente dos alunos. Dessa forma, fica fácil de enxergar e aprender a maneira correta como os movimentos devem ser executados.

A velocidade e posicionamento costumam ser norteadas pelo ritmo da música que está tocando.

Além disso, a disposição dos alunos na sala normalmente se dá por níveis de condicionamento físico semelhante, o que contribui para o professor direcionar as orientações.

"É importante que cada pessoa respeite seus limites e ajuste a intensidade da pedalada de acordo com o seu condicionamento físico e objetivos pessoais. O instrutor pode oferecer opções de intensidade para que cada aluno possa treinar dentro de suas possibilidades", ressaltou.

 

Quem pode praticar o Spinning?

Por ser uma modalidade fácil de aprender e de baixo impacto nas articulações, o spinning pode ser praticado por qualquer pessoa!

"Desde iniciantes até atletas mais experientes. Recomenda-se praticar de 2 a 3 aulas de spinning por semana para obter benefícios significativos para a saúde e o condicionamento físico", sugeriu.

Porém, como em qualquer outra atividade física, é preciso respeitar os limites do seu corpo, para evitar lesões.

"Uma aula de spinning geralmente tem duração de 45 minutos a uma hora. Durante este período, o instrutor comanda diferentes intensidades de pedalada, incluindo momentos de alta intensidade (como subidas) e momentos de recuperação (como descidas), para proporcionar um treino completo e desafiador", ressaltou.

 

Benefícios do spinning

O spinning oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar físico e mental. Confira alguns dos principais:

  • Melhora da resistência cardiovascular: O spinning é um excelente exercício cardiovascular, que ajuda a fortalecer o coração e os pulmões, e além disso, melhorando a capacidade do corpo de transportar e utilizar oxigênio.
  • Queima de calorias: Por ser uma atividade de alta intensidade, o spinning é eficaz na queima de calorias, contribuindo para o emagrecimento e a tonificação muscular.
  • Fortalecimento muscular: O spinning trabalha diversos grupos musculares, como quadríceps, glúteos, panturrilhas e músculos da região lombar, ajudando a fortalecer e tonificar o corpo.
  • Melhora da saúde mental: O exercício físico libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.
  • Baixo impacto nas articulações: Ao contrário de outras atividades de alta intensidade, como correr, o spinning oferece um baixo impacto nas articulações, reduzindo o risco de lesões.
  • Aumento da resistência física: Com o tempo, o spinning ajuda a melhorar a resistência física, permitindo que você se exercite por períodos mais longos sem se cansar facilmente.
  • Melhora da postura e equilíbrio: O spinning também pode ajudar a melhorar a postura e o equilíbrio, pois exige um bom alinhamento corporal durante o exercício.

Esses são apenas alguns dos benefícios do spinning, que é uma atividade completa e eficaz para a melhora da saúde e da qualidade de vida.

 

9 dicas importantes para a prática!

Para aproveitar ao máximo suas sessões de spinning e garantir uma experiência segura e eficaz, é fundamental seguir algumas dicas importantes. Confira abaixo as orientações que vão te ajudar a obter o melhor resultado possível em suas aulas:

  1. Mantenha a postura correta
  2. Cuide do modo como respira
  3. Estabeleça metas
  4. Varie os estilos das aulas
  5. Faça exercícios de aquecimento
  6. Use roupas confortáveis e calçados adequados
  7. Ajuste a bicicleta de acordo com o seu tamanho
  8. Beba água
  9. Respeite os seus limites

 

Por fim, o spinning é uma experiência completa, que promove saúde, diversão e bem-estar!

Ao praticar o spinning, você não só queima calorias e fortalece a musculatura, mas também melhora a resistência cardiovascular, aprimora a postura e o equilíbrio, além disso, ele libera endorfinas que contribuem para o bem-estar mental. Portanto, é uma atividade acessível a todos, desde iniciantes até atletas experientes, e pode ser adaptada para diferentes níveis de condicionamento físico.

E aí, bora praticar spinning? CLIQUE AQUI para chamar a gente no WhatsApp, e agendar sua aula experimental.