Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

O bem mais precioso que temos é a saúde. Para que o corpo alcance a sua melhor performance, é necessário que se tenha alguns cuidados. Como por exemplo, a adoção de hábitos saudáveis, o que nem sempre é fácil. Pois não raro, temos em nosso histórico o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos industrializados.

Quando nos damos por conta de que é necessário ter essa mudança, a parte mais difícil, normalmente é o início. Precisamos parar de dar velhas desculpas, trocando-as por atitudes positivas. São os objetivos que nos movem, eles fazem com que a motivação inicial não definhe. "Seguir firme tem muito a ver com a mente, ter comprometimento com a evolução até que os resultados apareçam. Mas realmente, até chegar o momento em que possamos visualiza-los e senti-los, pode ser desafiador", salientou Elisandra Vianna Aozani, professora de zumba na Engenharia do Corpo de Novo Hamburgo (RS).

Neste sentido, as academias da rede têm muito a oferecer. São ambientes estruturados com o que há de melhor no mundo fitness, com instrutores em todos os horários aptos a contribuir para que os objetivos de cada indivíduo sejam alcançados. "A pessoa precisa ir aos poucos inserindo a rotina fitness. Para quem está iniciando o bom seria praticar malhação duas vezes na semana, mesclando com atividades que goste e ir aumentando gradativamente conforme a necessidade", sugeriu.

Com o passar do tempo a malhação se torna um prazer, um hábito saudável. Mas para que isto aconteça, é preciso tomar a atitude de mudar. Ter um plano, saber onde quer chegar, mas com a consciência de que tudo tem o seu tempo. É preciso ser consistente, mas respeitando as suas particularidades. "É a constância que faz o hábito. Eu tinha dificuldade com a musculação, sempre gostei mais de dançar. Com o tempo inseri a musculação, ainda não está perfeito, mas a insistência está me ajudando a torna-la um hábito", contou.

E se em algum momento você sentir aquela vontade de desistir, saiba que na Engenharia do Corpo você estará amparado por instrutores que irão lhe apoiar sempre. Eles te ajudarão a montar um cronograma de treinos divertido, mas visando o alcance dos seus objetivos. "Eu sempre apoio os meus alunos. Utilizo toda a vivência que tenho dentro deste ambiente, para não deixar que as pessoas desistam. Trabalho para que elas tenham uma vida melhor, com mais saúde", assegurou Elisandra.

 

Fique esperto com essas armadilhas

 

Não acreditar em si: muita gente não consegue ser fitness por simplesmente acreditar que não é capaz. Se você acreditar que tem o controle da situação, terá êxito em tudo o que se prontificar a fazer.

Escorregadas: elas irão ocorrer, mas não é por isso que você vai largar sua caminhada. Quando sair do "prumo", no momento seguinte retome.

Não saber distinguir alimentação saudável de dieta: Não há certo ou errado entre elas, mas como são coisas diferentes, os resultados alcançados também o serão.

Balança não é o melhor parâmetro: Quando treinamos e nos alimentamos bem, os percentuais de gordura e de massa magra se alteram e isso pode ser evidenciado muito mais de outras maneiras do que diretamente nos ponteiros. Sua percepção é o seu melhor termômetro.

Comparar o seu resultado com o dos outros: Se não for a maior armadilha, provavelmente é a mais cruel. Somos seres únicos e nossos organismos respondem aos estímulos de forma única também.

Hábitos saudáveis fortalecem o corpo e a mente refletindo nas atividades rotineiras