Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

A memória é uma parte importante de nossas vidas, ela nos ajuda a aprender, a lembrar, a ter uma compreensão do mundo ao nosso redor. No entanto, muitas pessoas lutam com problemas de memória, seja esquecendo nomes, números ou até mesmo eventos importantes, além disso, apresentam dificuldade de concentração no trabalho e/ou nos estudos. Felizmente, existem mudanças na alimentação que você pode colocar em prática para potencializar sua função cognitiva e melhorar a memória.

Uma série de alimentos bons para a memória em um fundo rosa

Aqui estão algumas dicas de alimentação que podem ser importantes para a melhora da memória:

 

  • Ômega-3: são responsáveis por formar as barreiras dos nossos neurônios. Sem uma célula cerebral bem formada, tanto a memória, quanto a concentração e aprendizado ficarão prejudicados. Alimentos ricos em ômega-3 incluem peixes de água fria, como salmão, atum e sardinha, além de nozes, sementes de chia e linhaça.

 

  • Antioxidantes: Os antioxidantes ajudam a proteger as células cerebrais dos danos causados pelos radicais livres, que podem contribuir para o declínio cognitivo. Alimentos ricos em antioxidantes incluem frutas e vegetais coloridos, como uvas e frutas vermelhas, tomate, espinafre, brócolis e couve.

 

 

  • Vitaminas do complexo B: Contribuem especialmente para o aprendizado, saúde cognitiva e memória. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B incluem ovos (especialmente a gema), carnes, peixes, leguminosas, espinafre, couve, abacate, amendoim e nozes.

 

  • Zinco: mineral que ajuda a melhorar a capacidade cognitiva geral, reduzindo a fadiga, aumentando o foco como também pode auxiliar na prevenção do mal de Alzheimer. Alimento fontes de zinco são amêndoas, castanhas, nozes, grão-de-bico, carne vermelha, peixes e frutos do mar.

 

  • Água: A desidratação pode prejudicar a função cognitiva e a memória. É importante beber bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado.

 

Lembre-se de que, além de fazer mudanças em sua alimentação, também é importante manter um estilo de vida saudável geral. Isso inclui praticar exercícios físicos de forma regular, dormir o suficiente e gerenciar o estresse. Com essas mudanças em sua dieta e estilo de vida, você pode melhorar sua memória e proteger a saúde do seu cérebro.