O corpo humano é a máquina mais perfeita que existe. Porém, como toda máquina, precisa ser bem cuidada ao longo da vida.
As doenças silenciosas, ao contrário de gripe e resfriados que apresentam sintomas imediatos, não apresentam ou demoram muito a dar sinais, ou ainda, quando esses sinais acontecem, eles são bem sutis.
Em alguns casos, quando diagnosticada, a doença já pode estar num estado mais avançado, dificultando a melhora do paciente.
Por isso, a melhor forma de prevenir que doenças silenciosas se manifestem, é mantendo hábitos saudáveis, realizar exames de rotina, estar atento aos sinais e sintomas mesmo que pareçam sutis e, procurar ajuda médica quando tiver alguma preocupação.

Doenças silenciosas: como prevenir e identificar os sintomas
Conheça alguns exemplos de doenças silenciosas
- Glaucoma: aumento da pressão intraocular que pode levar à perda de visão.
- Depressão: pode se manifestar inicialmente com desânimo e fadiga, passando despercebida nesse momento, para posteriormente se agravar.
- Doenças cardiovasculares: doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos.
- Hepatite C: é uma infecção viral que afeta o fígado. Se não tratada, pode desencadear complicações sérias.
- Hipertensão Arterial: é uma condição em que a pressão sanguínea nas artérias persiste em permanecer elevada, sobrecarregando o coração e afetando a circulação sanguínea pelo corpo, o que pode desencadear sérios problemas.
- Osteoporose: é a perda de densidade óssea, o que deixa os ossos mais frágeis. Muitas vezes esse problema só é percebido quando ocorre uma fratura ou queda, ou durante exames de imagem realizados por outras razões.
- Diabetes: se trata de uma doença crônica silenciosa, mas que apresenta alguns sinais que podem passar despercebidos, como: sede excessiva, urinar com mais frequência e variações de peso.
Para se prevenir destas e outras doenças, é importante manter bons hábitos ao longo da vida, assim como realizar exames de rotina e estar atendo aos sinais que o corpo da, por mais sutis que possam parecer.
Leia também: A importância de se prevenir contra doenças cardiovasculares
Confira algumas sugestões para manter um estilo saudável
- Atividade Física: mantenha uma rotina de exercício físico.
- Alimentação: mantenha uma dieta equilibrada com alimentos saudáveis.
- Água: mantenha-se hidratado.
- Sono: tenha um sono de qualidade.
- Evite: o consumo de tabaco, álcool e drogas.
- Check-up: realize os seus exames de rotina.
A melhor forma de prevenir contra doenças silenciosas é se prevenindo, conforme as exigências e necessidades de cada fase da vida!