COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Chegou a hora de você dar mais atenção a sua saúde e começar a se exercitar regularmente.

E nesse momento em que você decide iniciar uma rotina de treinos, algo que não está habituado a fazer, é normal ter dúvidas de todos os tipos.

"As que eu mais ouço são referentes ao nome dos aparelhos, o nome dos músculos que estão exercitando e se os movimentos estão corretos", destacou Kendra Reichert, instrutora na Engenharia do Corpo Coqueiros (SC).

Dúvidas que todo mundo tem quando começa a treinar

Dúvidas que todo mundo tem quando começa a treinar

Outro questionamento que se ouve muito, é se é comum sentir dor tardia após realizar exercícios pela primeira vez. E a resposta da professora, é sim.

"Para diferenciar de uma lesão, devemos observar os seguintes sintomas: a dor tardia surge de 12 a 48h após o treino e é difusa, ela melhora com o movimento em até 3 dias. Já a dor que indica uma lesão, ela é imediata ou no mesmo dia, aguda e localizada, pode ter lesões ou hematomas e piora com o tempo ou com o movimento", explicou.

Os iniciantes também têm dúvidas quanto à necessidade da avaliação física. Assim, de acordo com Kendra, a avaliação física é de grande importância para uma prescrição correta e segura na escolha dos exercícios que irão compor o programa de treinamento. Com ela, é possível identificar as necessidades individuais do aluno.

"É muito comum as pessoas perguntarem quando que os resultados começam a aparecer. E eu respondo que isso varia muito de cada pessoa e do objetivo. Mas, de um modo geral, em torno de 1 a 3 meses já é possível perceber melhorias de força e tônus muscular, enquanto que outros benefícios são imediatos", destacou.

Dúvidas comuns de quem está iniciando na rotina fitness

Com orientações adequadas, fica muito mais fácil tornar essa fase inicial em uma experiência positiva e cheia de benefícios.

  • Qual o melhor treino para começar?

Musculação e cárdio são uma boa combinação. Comece num ritmo mais leve e vá aumentando conforme o seu corpo vá se acostumando e evoluindo.

  • Como deve ser a alimentação para antes e depois do treino?

O ideal é ter a orientação de um nutricionista. Mas, de um modo geral, antes do treino é aconselhável o consumo de carboidratos de absorção rápida e proteínas. Após o treino, o foco deve ser em proteínas para auxiliar na recuperação muscular.

  • Os resultados aparecem em quanto tempo?

Depende de cada pessoa, do objetivo, do empenho e consistência dos treinos, mas os resultados vão aparecer. Já nos primeiros meses você perceberá um aumento de força e possivelmente, a redução de medidas devido à diminuição da gordura corporal.

  • Quantos dias preciso treinar?

Geralmente, os iniciantes começam com três dias por semana para ir se acostumando e evitar sobrecarga.

  • Como manter a motivação?

Transforme o treino em hábito e tenha sempre em mente que isso irá proporcionar inúmeros benefícios para a sua saúde como um todo.

Leia também: Você viaja muito? Saiba como manter uma rotina de treinos
  • É normal sentir dores musculares?

Sim, principalmente no início, mas elas diminuem com o tempo, conforme o corpo vá se adaptando aos treinos.

Leia também: Dor após o treino? Saiba o que fazer!
  • É preciso aquecer antes do treino?

Sim, o aquecimento vai preparar as articulações e aumentar a circulação sanguínea nos músculos que serão trabalhados.

  • Quantas horas devo treinar por dia?

Para não causar fadiga, 45 minutos já são suficientes para quem está iniciando. O importante é a qualidade do treino, não a duração

  • Posso treinar todos os músculos todos os dias?

O ideal é alternar os grupos musculares, para que eles tenham tempo de se recuperar.

  • Posso comer o que quiser?

Uma alimentação desregrada pode limitar os resultados.

  • Posso perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo?

Sim. Com o treino adequado, alimentação certa e descanso, o corpo consegue recompor a massa magra enquanto reduz gordura.

Leia também: Quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo
  • Treino de musculação me deixa com o corpo grande demais?

Não. Ganhar grande volume muscular exige tempo, esforço e foco específico.

  • Posso repetir o mesmo treino todos os dias?

Não é o ideal. Repetir o mesmo treino todos os dias pode gerar estagnação e até aumentar o risco de lesões.

  • Preciso fazer aeróbico antes ou depois da musculação?

Depende do objetivo. Para emagrecer, o mais comum é fazer depois. Para ganhar massa, o ideal é limitar o aeróbico ou deixá-lo para outro momento do dia.

  • Treinar com dor muscular é perigoso?

Dores leves (como aquela “dor boa” do dia seguinte) são comuns. Mas dor intensa, latejante ou localizada em articulações pode ser sinal de lesão. Nesses casos, é melhor descansar ou buscar orientação.

  • Preciso contratar um personal trainer?

Ter um profissional é um diferencial, mas não é obrigatório. Com orientação da academia, bons instrutores e atenção à execução correta, é totalmente possível treinar com segurança e eficiência.

 

Com essas informações em mãos, agora você pode aproveitar todos os benefícios que o exercício físico proporciona. O início pode até ser mais difícil, mas, nós estamos aqui para te ajudar.

Comece agora mesmo a cuidar da sua saúde clicando aqui.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp