COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Páscoa: o chocolate como aliado da atividade física

Páscoa: o chocolate como aliado da atividade física

Estamos em uma das épocas mais gostosas do ano, no próximo domingo (20), é Páscoa. Além de serem dias de reflexão e espiritualidade, o chocolate ganha destaque e o seu consumo aumenta consideravelmente.

E você sabia que o chocolate pode ser um importante aliado na atividade física?

É isso mesmo, especialmente quando consumido de forma moderada e estratégica, o chocolate pode contribuir para a sua rotina de treino. Esse alimento pode melhorar a recuperação muscular, fornecer energia rápida e até aumentar o desempenho, dependo do tipo e da quantidade de chocolate consumida.

O chocolate que mais proporciona benefícios é o amargo, de preferência acima de 70% de cacau. Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides, antioxidantes naturais que ajudam a combater os radicais livres, reduzir a inflamação e até melhorar a saúde cardiovascular.

Como consumir?

Uma dica importante é não consumi-lo muito perto do treino, pois pode causar desconforto. Prefira consumi-lo após o treino para auxiliar na recuperação.

  • Dê preferência ao chocolate amargo ou meio amargo com alto teor de cacau.
  • Evite opções com recheios, açúcares em excesso e gorduras hidrogenadas.
  • Uma porção moderada, de cerca de 25 a 30g, pode ser inserida de forma estratégica na dieta, principalmente após o treino, como parte de um lanche que combine proteínas e carboidratos.
  • Evite consumi-lo em excesso, pois isso pode levar ao ganho de peso, diabetes e outras condições, como acne.
  • No entanto, se exagerar nessa Páscoa, nada de desespero, retome o controle e siga na rotina de treinos.

Conheça um pouco mais dos benefícios do chocolate na atividade física:

  • Energia rápida – Os carboidratos no chocolate podem fornecer energia rapidamente para exercícios de alta intensidade.
  • Aumento da performance – Substâncias como a epicatequina no cacau podem estimular a musculatura e aumentar o rendimento esportivo.
  • Melhora da recuperação – O chocolate, especialmente o amargo, pode reduzir as reservas de glicogênio e estimular a síntese proteica, auxiliando na recuperação muscular.
  • Bom para o sistema cardiovascular – A teobromina presente no cacau, atua principalmente no sistema cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca e dilatando os vasos sanguíneos, contribuindo para baixar a pressão arterial.
  • Diminui o estresse – O chocolate tem substâncias que induzem a liberação de endorfinas e que aumentam os níveis de dopamina no cérebro, contribuindo para os sentimentos de bem-estar e felicidade.
Leia também: 10 Benefícios do Cacau para a Saúde

 

Para que você possa aproveitar da melhor forma os benefícios desse doce maravilhoso e potencializar os resultados do seu treino, busque a orientação de um nutricionista e também de um professor de educação física.

Escolhendo o chocolate certo e comendo-o na quantidade adequada, você não passará vontade e ainda terá uma melhora no seu rendimento esportivo.

Feliz Páscoa!

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp