Um bom treino em dupla torna qualquer rotina mais prazerosa e os resultados, mais rápidos de alcançar. Ter uma pessoa querida ao seu lado durante os exercícios transforma o momento em algo divertido e motivador, enquanto um incentiva o outro a melhorar na dedicação e na execução correta das atividades.
Benefícios do treino em dupla
"As vantagens de treinar em dupla são incontáveis. Como por exemplo, compromisso assumido com terceiros e com si próprio. Realização de atividades cardiorrespiratórias como esteira, escada ou bicicleta de forma conjunta. Possibilidade de progressão de carga de maneira segura", destacou Alisson Grings Fagundes, instrutor e responsável técnico na Engenharia do Corpo Serrano, em Caxias do Sul (RS).
O treino em dupla possui uma taxa de desistência significativamente menor, seja para casais ou amigos. A companhia torna os treinos mais agradáveis e proporciona vários benefícios, como:
- Motivação: Com objetivos semelhantes, um serve de incentivo para o outro, diminuindo, assim, as chances de desistência.
- Bem-estar: O exercício físico, além de proporcionar a liberação de endorfina, gera uma sensação de bem-estar. Quando essa sensação é compartilhada com alguém, ela se intensifica ainda mais.
- Objetivos em comum: Atingir metas de saúde e qualidade de vida se torna, sem dúvida, mais fácil quando ambos focam no mesmo objetivo.
- Competição saudável: Uma competição positiva em que ambos se ajudam e se motivam.
- Amizade mais forte: Passar tempo juntos em busca de resultados fortalece a relação.
- Comprometimento: Por você e também por seu parceiro, você não vai desistir de alcançar os objetivos estabelecidos.
- Observação: Enquanto um realiza o exercício, o outro pode observar e corrigir a execução, além de dar aquele incentivo.
Dicas para o bom treino em dupla
"Quando se quer treinar em dupla, é importante ajustar o turno e o horário do treino. Além disso, Buscar orientação junto aos instrutores da academia para montar um cronograma de treinos que atenda às necessidades e características de ambos", orientou.
Outra dica legal do professor, é intercalar entre as atividades de musculação, as aulas de Treinamento Funcional, Gap, FitDance, Heart Dance, Zumba, Yoga, Pilates, lutas e muitas outras modalidades, dependendo da grade de cada unidade.
"Essa alternância contribui para evitar o cansaço do dia a dia", ressaltou.
Exercícios para treino em dupla
Além de utilizarem de forma alternada o mesmo aparelho ou um ao lado do outro, quando existe a possibilidade, tem exercícios que vocês podem fazer simultaneamente, sem a necessidade de aparelho. Veja alguns:
- Abdominal remador com movimento lateral: Na posição da abdominal remador, com pernas esticadas e braços acima da cabeça. Deitados um de frente para o outro e com os pés ao lado dos do parceiro. Contraia o abdômen para levantar o tronco e abraçar os joelhos, trazendo-os até o peito. Ao deitar de volta, inverta a posição dos pés e continuem alternando. (Três séries de 12 repetições)
- Prancha alta com palma: Posição de prancha, um de frente para o outro e com os braços esticados e mãos alinhadas com os ombros. Façam movimentos alternados com as mãos para bater um na palma do outro. (Três séries de 30 segundos)
- Flexão com troca de lado: De frente um para o outro, façam a posição de flexão e terminem um movimento completo. Ao voltar à posição inicial, "andem" com as mãos para a direita e façam o movimento novamente, retornando para a esquerda. (Três seções de 10 repetições)
- Avanço diagonal: De pé um de frente para o outro a uma distância de dois passos largos. Avancem levando a perna direita para frente, de modo que seus joelhos fiquem lado a lado. Voltem e façam o mesmo com a perna esquerda. (Três séries de 12 repetições)
Entre cada série dos exercícios citados, façam um descanso de 30 a 60 segundos, dependendo da sua disposição física.
Lembre-se
Seja treinando em dupla ou individual, sempre que tiver dúvida, chame um dos orientadores que as academias Engenharia do Corpo disponibilizam em suas unidades. Além da frequência, é fundamental saber qual a sequência dos exercícios e executá-los com a carga adequada e de forma correta, para que assim não ocorra uma lesão.
E para facilitar ainda mais a sua vida e a do seu parceiro, confira a disponibilidade do Plano em Dobro na Engenharia do Corpo mais próxima de você, clicando aqui.
Ou se preferir, entre em contato com um de nossos atendentes clicando aqui.