COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

O que é mais eficiente para queimar gordura e perder peso, treino de cardio ou musculação? Essa é uma dúvida que ouvimos com muita frequência.

Cada um com as suas características e pontos fortes, tanto a musculação como o cardio são importantes para a queima de gordura e perda de peso.

O ideal é que o treino seja equilibrado, com cárdio e musculação.

Cardio ou musculação: qual é mais eficiente para emagrecer?

Cardio ou musculação: qual é mais eficiente para emagrecer?

O que é mais eficiente: treino cardio ou musculação?

Se por um lado existem estudos científicos afirmando que os exercícios aeróbicos proporcionam maior queima de calorias, por outro lado a musculação gasta energia mesmo após a conclusão do treino.

Os exercícios aeróbicos também melhoram a aptidão respiratória, previnem doenças cardiovasculares, ajudam no controle do colesterol e muito mais.

"Embora o cardio tenha a sua importância, a musculação oferece benefícios primordiais, pois constrói tecido muscular, que consome mais energia, resultando em uma queima geral de calorias mais eficaz", destacou Kaliane Andrade Araújo, professora na Engenharia do Corpo Araguaína (TO).

Quando se emagrece, além de eliminar gordura, a pessoa pode perder massa magra. Esse é um motivo importante de praticar musculação durante o processo de emagrecimento. A musculação ajuda a aumentar a massa magra.

Outros fatores que também influenciam nos resultados, são o condicionamento físico da pessoa, intensidade, idade, sexo e frequência de treinos.

"Para pessoas com sobrepeso ou obesidade normalmente os resultados começam a aparecer em duas a quatro semanas. Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada e se hidratar adequadamente", salientou.

 

Como montar um treino com musculação e exercício aeróbico?

Não existe uma fórmula única, pois o treino ideal varia de pessoa para pessoa. No entanto, a dica é: monte um treino bem distribuído.  Com musculação e o aeróbico juntos, os resultados serão mais eficientes. Ou seja, a evolução será mais consistente e harmônica.

Uma ferramenta muito boa para auxiliar no monitoramento do gasto calórico, batimentos cardíacos, distância percorrida, duração dos exercícios etc. são os wearables (relógios, pulseiras, entre outros).

Manter uma rotina regular de treinos e adotar bons hábitos garante que você alcance seus objetivos, basta seguir firme no propósito. "O ideal seria manter uma rotina de treinos de pelo menos 3 a 5 vezes por semana", orientou.

Quanto mais cedo a pessoa manter uma rotina de treinos, cuidar da alimentação e manter outros hábitos saudáveis, melhor será. Porém, é sempre bom ressaltar, se você ainda não pratica atividade física de modo regular, independentemente da sua idade, o momento é agora. Nunca é tarde para cuidar da saúde!

 

Leia também: Treino ABC para hipertrofia: monte sua rotina de treinos
COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp