Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

A relação das crianças com a alimentação saudável é sempre um ponto complicado na rotina de pais e filhos, por isso, a nutricionista da Engenharia do Corpo Jordana Lessa, preparou 10 dicas bem legais, fáceis de serem implantadas e que vão cair no gosto da gurizada. "Uma boa alimentação na infância é fundamental para garantir todos os nutrientes necessários, o crescimento e desenvolvimento físico e intelectual da criança. É nesta fase que moldamos nosso hábito alimentar", ressaltou.

Adulto ensinando crianças a se alimentar de forma saudável Alimentação saudável quando criança

Conforme Jordana, nem todas as pessoas sabem, mas o comportamento alimentar de um indivíduo inicia-se na gestação. É um processo de aprendizagem contínuo que vai se modificando conforme a criança vai crescendo, passa pela amamentação e inicia a introdução alimentar.

Atualmente, devido ao estilo de vida com rotinas agitadas, falta de tempo, organização e dificuldade dos pais em preparar refeições saudáveis, as crianças vem tendo uma alimentação cada vez mais pobre, com excesso no consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar. "Isso contribui para os maus hábitos na fase adulta, e na maior ocorrência de doenças como sobrepeso, obesidade, doenças cardíacas e diabetes", alertou.

 

10 dicas de alimentação saudável para as crianças

 

  1. DÊ O EXEMPLO

 

As crianças aprendem principalmente se espelhando nos adultos ao seu redor. Se os pais ou educadores não tiverem uma alimentação saudável, não consumirem frutas, verduras, legumes, por exemplo, mas exigirem isso dos seus filhos, eles com certeza questionarão sobre o porquê precisam comer enquanto os pais não.

 

  1. FAZER AS REFEIÇÕES EM FAMÍLIA

 

Além de um momento de conexão e diálogo, fazer as refeições em família contribui para que a criança aceite de uma forma "mais tranquila" novos alimentos na sua rotina e aprenda se alimentar de forma mais saudável.

 

  1. TER SEMPRE A DISPOSIÇÃO ALIMENTOS SAUDÁVEIS

 

Devido a rotina corrida muitas vezes acabamos optando por lanches fáceis como biscoitos, sucos de caixinha, refrigerantes, etc. Porém, sabe-se também que o consumo destes alimentos deve ser evitado devido à sua má composição. Por isso, evite ter em casa alimentos ultraprocessados e tenha sempre à disposição da criança frutas já higienizadas e picadas, snacks saudáveis (assados, sem conservantes), sucos naturais, sanduíches, bolos feitos em casa, entre outros.

 

  1. MANTER UMA BOA HIDRATAÇÃO

 

Sabemos o quanto a água é importante para todas as funções do nosso corpo. Porém, as crianças têm uma tendência a não consumir muita água, justamente por que os adultos acabam oferecendo outras formas de hidratação. Para que seu filho desenvolva o hábito de tomar água, evite ter sempre outras opções e estimule ele a aumentar sua hidratação, mandando sempre uma garrafinha de água na lancheira e/ou deixando sempre uma garrafinha de água por perto da criança em casa.

 

  1. DEIXE A CRIANÇA SE ALIMENTAR DE FORMA INTUITIVA

 

As crianças são comedoras intuitivas natas. Se você deixa uma criança comer espontaneamente, ela irá comer o que precisa quando tem acesso a uma oferta livre de alimentos. É fundamental que você respeite a saciedade do seu filho e não o obrigue a "comer tudo o que está no prato".

Caso sobre comida, você deverá guardar e combinar com o seu filho que, quando ele sentir fome novamente ele poderá terminar com o alimento que sobrou.

 

  1. ENSINE O SEU FILHO A SABOREAR A REFEIÇÃO E TER ATENÇÃO PLENA

 

É grande o número de adultos que comem com pressa, sem prestar atenção, sem mastigar direito e muitas vezes acabam exagerando e se sentindo desconfortável após a refeição. Por isso, quanto antes estimularmos nossas crianças a desenvolver essa consciência na hora de se alimentar, melhor!

Ensine o seu filho a fazer sempre as refeições sentado, sem mexer no celular ou assistindo televisão, de forma calma e tranquila, mastigando e saboreando muito bem os alimentos, dessa forma a percepção de saciedade fica mais nítida.

 

  1. COZINHE MAIS EM CASA E FAÇA PRATOS COLORIDOS

 

As refeições que fazemos em casa acabam sendo muito mais saudáveis, pois temos todo o controle sobre o modo de preparo: quantidade e qualidade da gordura utilizada, quantidade de sal, utilização de temperos naturais, etc.

Além disso, envolver as crianças neste processo contribui para que ela, além de aprender desde cedo sobre os alimentos e a cozinhar, também aprenda a fazer melhores escolhas.

 

  1. ENSINE DESDE CEDO SOBRE OS ALIMENTOS

 

Bons hábitos alimentares são formados também a partir do conhecimento, por isso explique e ensine ao seu filho sobre os alimentos. Quais são os alimentos fontes de carboidratos, proteínas, gordura boas, o que cada um desses nutrientes faz no nosso corpo, o porque consumir cada um deles, dentre outros.

 

  1. NÃO OBRIGUE A CRIANÇA A COMER

 

Que atire a primeira pedra quem não conhece algum adulto que até hoje não consome determinado alimento, pois quando era criança era obrigado a comer.

Forçar ou coagir a criança a comer determinado alimento só fará com que ela tenha ainda mais resistência. Esse ato pode até ter um efeito imediato, porém a longo prazo promove uma ação negativa. A melhor forma de fazer com que seu filho se alimente de forma saudável é dando o exemplo.

 

  1. NUNCA OFEREÇA ALIMENTOS COMO RECOMPENSA

 

Alguns alimentos são frequentemente utilizados como moeda de troca, principalmente doces e salgadinhos. Isso passa para a criança a impressão de que estes alimentos sempre serão recompensas por boas atitudes, reforçando a preferência e fazendo com que se torne um hábito não saudável.