Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Conheça a caminhada! Aprenda sobre seus incríveis benefícios, descubra dicas práticas para iniciantes e mergulhe em um mundo de bem-estar.

Caminhada: conheça os benefícios e saiba como começar!

Caminhada: conheça os benefícios e saiba como começar!

 

Levante-se do sofá, da cadeira ou da cama e comece a andar. Pronto, você já está fazendo um exercício físico! Brincadeirinha à parte, mas é mais ou menos por aí o caminho.

O fato é, você precisa se movimentar! Levantar-se de onde você está, é o primeiro "passo" que você precisa dar.

 

Simples e efetivo!

Um exercício bem simples e muito fácil para você começar, é a caminhada.

"Só depende da sua vontade. Seja em um parque, nas calçadas do bairro ou em uma esteira. Calce um tênis adequado e comece a caminhar. Inicie devagar e vá aumentando o ritmo e a quilometragem conforme vá ganhando fôlego", destacou Marcelo Grevineli, gerente da Engenharia do Corpo Cachoeirinha (RS).

 

Benefícios da caminhada

A prática regular da caminhada não é apenas uma atividade física simples, mas também uma poderosa ferramenta para promover uma vida saudável e equilibrada.

DICA | Tomar a atitude de mudar é fundamental para ter uma vida mais saudável

Vamos explorar alguns dos incríveis benefícios que essa atividade proporciona para o corpo e a mente? Bora!

Benefícios Físicos

  1. Queima de Gordura e Perda de Peso: a caminhada é uma maneira eficaz de queimar calorias e promover a perda de peso. Mesmo uma caminhada moderada pode contribuir significativamente para a queima de gordura acumulada.
  2. Controle da Pressão Arterial e Colesterol: estudos indicam que a prática regular de caminhada está associada à diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
  3. Prevenção de Doenças: caminhar regularmente reduz o risco de diversas condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e câncer. Apenas 22 minutos por dia podem resultar em uma redução significativa no risco de doenças cardíacas, conforme destacam pesquisas.
  4. Fortalecimento Muscular e Ósseo: a caminhada fortalece não apenas os músculos, mas também os ossos e articulações. Essa atividade de baixo impacto é especialmente benéfica para a saúde óssea e articular.

Benefícios Mentais

  1. Estimulação Cerebral e Prevenção de Demência: estudos científicos demonstram que a caminhada estimula o cérebro, ajudando a preservar a saúde mental e reduzindo o risco de demência e doença de Alzheimer.
  2. Melhora do Humor: a prática regular de caminhada estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Isso resulta em um humor mais elevado e positivo.
  3. Redução de Estresse e Ansiedade: a caminhada é uma excelente maneira de aliviar o estresse e a ansiedade. O contato com a natureza durante a caminhada ao ar livre pode intensificar esses benefícios.
  4. Qualidade do Sono Aprimorada: a atividade física regular, como a caminhada, está associada a um sono de melhor qualidade. O equilíbrio físico e mental promovido pela caminhada contribui para uma noite mais tranquila.

Dedicar um tempo diário para a prática da caminhada não só aprimora a saúde física, mas também proporciona inúmeros benefícios para a saúde mental.

"Estudos apontam que caminhar duas horas e meia por semana, ou pouco menos de 22 minutos por dia, pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 30%", ressaltou Marcelo.

Essa atividade acessível e versátil pode ser incorporada facilmente à rotina diária, tornando-se uma aliada valiosa para alcançar uma vida equilibrada e saudável.

 

Dicas para a caminhada

Se você está começando sua jornada na caminhada e ainda não desenvolveu a resistência necessária para percorrer longas distâncias, não se preocupe. O importante é progredir no seu próprio ritmo e estar aberto a fazer pausas quando necessário. "Pode ser uma caminhada indo para o trabalho, voltando para casa, no intervalo do almoço. O importante é caminhar", afirma Marcelo.

Aqui estão algumas dicas para tornar sua experiência de caminhada mais prazerosa e benéfica:

  • Decida começar e defina uma rotina para a prática;
  • Vista roupas e tênis confortáveis;
  • Vá aos poucos, evolua no seu ritmo;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Cuide da respiração e velocidade;
  • Escolha terrenos planos ou caminhe na esteira;
  • Convide um amigo para caminhar junto.

Lembre-se, o mais importante é aproveitar o processo e fazer da caminhada uma atividade agradável e sustentável em sua rotina.

Respeite seu corpo, ajuste conforme necessário e celebre cada passo em direção a uma vida mais saudável!

 

Agora, você tem um bom subsídio para montar a sua rotina de caminhada. Mas, pensando bem, temos mais uma dica bem preciosa que vai te ajudar e muito: treine musculação!

Os exercícios de musculação vão te dar uma maior resistência, fortalecer os seus músculos e irão refletir não só na sua caminhada, como também nas demais tarefas diárias.

E o melhor lugar para você treinar musculação, danças, yoga, pilates, spinning, esteira e ter a orientação de professores quanto a execução dos exercícios e na montagem de um cronograma de treinos, inclusive da caminhada, é nas academias Engenharia do Corpo.

CLIQUE AQUI, e vamos fortalecer juntos a sua caminhada!