COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

As férias são uma oportunidade de descanso e diversão, mas também podem ser uma época em que nosso compromisso com os treinos fica em segundo plano. Se você é daquelas pessoas que não abre mão da rotina fitness, saiba que adaptar seu treino enquanto viaja não só é possível, como pode ser uma experiência incrível.

Como adaptar seu treino durante as viagens de férias

Como adaptar seu treino durante as viagens de férias

Mantenha a Rotina Fitness nas Suas Férias

Você pode transformar qualquer ambiente em um espaço para treino. Praias, parques, trilhas ou até mesmo o quarto do hotel podem ser cenários ideais para a prática de exercícios. Caminhadas, corridas leves ou até mesmo atividades como yoga podem ser feitas sem precisar de mais do que um tapete ou uma toalha.

"Tente optar por treinos que utilizam peso corporal em combinação com aeróbicos, podendo utilizar alguns objetos como sobrecarga adicional, exemplo: mochilas, garrafas de água com areia, cabo de vassoura etc. Métodos com isometria, exercícios de cadeia cinética fechada como flexão de braço e aeróbicos intervalos de alta intensidade também são interessantes", destacou André Luiz Pilatti, professor na Engenharia do Corpo Xaxim, Curitiba (PR).

Exercícios funcionais são uma excelente escolha para viagens. Movimentos como agachamentos, lunges, flexões, pranchas e abdominais podem ser realizados de forma simples, sem aparelhos. Além disso, esses exercícios trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo, garantindo um treino completo e eficiente.

"Para manter a motivação alta para treinar durante as férias, mesmo com a mudança de rotina e ambiente, procure adotar treinos dinâmicos, podendo fazer em tempos curtos e mais fracionado. Por exemplo dois treinos no dia de meia hora cada. Importante entender a necessidade de não apenas querer evoluir, mas fazer a manutenção dos resultados obtidos, pensando em facilitar o retorno da rotina de treino", ressaltou.

Treinos Funcionais e HIIT: Otimizando Seu Tempo nas Férias

O HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) é uma ótima forma de otimizar seu treino durante as férias. Ele é rápido, eficiente e pode ser feito em qualquer lugar. Em apenas 20 a 30 minutos, você pode trabalhar todos os grupos musculares e ainda queimar muitas calorias. O melhor de tudo? Você não precisa de equipamentos.

Viajar também é uma excelente oportunidade para experimentar atividades diferentes que podem ser parte do seu treino. Se você estiver em um destino com atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo ou esportes aquáticos, aproveite para integrá-los à sua rotina. Além de ser divertido, você fará exercício de forma natural, sem nem perceber que está treinando.

O Equilíbrio é a Chave

Lembre-se de que, durante as férias, você pode não conseguir manter a mesma frequência de treinos que costuma fazer em casa. O importante é adaptar-se à rotina da viagem. Se possível, reserve de 3 a 4 sessões semanais de treino, mesmo que curtas, para manter o ritmo. O equilíbrio entre descanso e atividade física é fundamental para a sua saúde física e mental.

Não podemos esquecer que a alimentação também tem papel fundamental durante as férias. Muitas vezes, estamos mais inclinados a relaxar nos hábitos alimentares, mas uma boa nutrição é essencial para otimizar os resultados do treino e manter a energia durante as viagens.

Por último, lembre-se de que as férias são uma oportunidade para descansar e se recuperar. Não se sinta culpado se, em alguns dias, o treino ficar de lado para aproveitar mais um passeio ou descanso. A recuperação faz parte do processo de evolução e pode até melhorar seu desempenho nos treinos.

Ouça o seu corpo! Se sentir que precisa de mais descanso, não tenha receio de reduzir o ritmo. Aproveite o tempo para relaxar e recarregar as energias para voltar com força total após as férias.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp