Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Dia do Esportista – Não importa se você é um atleta profissional ou apenas está começando, o importante é dar o primeiro passo!

Dia do Esportista - Confira a importância do esporte para a saúde

Dia do Esportista – Confira a importância do esporte para a saúde

 

Parabéns pra você que é esportista! Profissional ou amador, não importa, hoje é o seu dia.

E se você não é nem um nem outro, pra você ganhar nossos parabéns, só depende de você. Bora começar a se exercitar?

 

A origem do Dia do Esportista

A origem do Dia do Esportista remonta à década de 1990 no Brasil, quando foi estabelecido pela Lei Zico (Lei nº 8.672/93), que inicialmente designou o dia 19 de fevereiro como o Dia do Desporto.

Contudo, essa legislação foi revogada e substituída anos mais tarde pela Lei nº 9.615/98, conhecida como Lei Pelé. Esta nova lei transferiu a data para o mês de junho, alinhando-a com o Dia Mundial do Desporto Olímpico. No entanto, apesar da mudança oficial, a nova data não foi amplamente adotada e o Dia do Esportista continua a ser comemorado em fevereiro.

 

Qual o objetivo do Dia do Esportista?

O Dia do Esportista tem como objetivo conscientizar, homenagear e incentivar a prática esportiva.

Embora o esporte faça parte de nossa rotina, muitas vezes não paramos para reconhecer o quanto ele contribui para o desenvolvimento pessoal e social. Assim, ter uma data dedicada a isso serve como um lembrete para valorizarmos sua importância.

Lidiany Scalabrin de Rossi, professora responsável técnica da Engenharia do Corpo Box Rio do Sul (SC), destaca: “Embora o Dia do Esportista seja celebrado em 19 de fevereiro, todos os dias são propícios para a prática esportiva, seja jogando uma modalidade, dançando ou fazendo musculação.

O esportista não se limita àquele que busca alta performance em competições, mas inclui toda pessoa que pratica atividade física visando fortalecer a saúde física e mental, buscando melhor qualidade de vida e lazer.

 

Benefícios dos exercícios

Você só tem a ganhar ao praticar esportes, tanto em saúde física quanto mental.

"O esporte surgiu na minha vida muito cedo, quando tinha 14 anos, fui incentivada a fazer musculação. Deste então, é muito perceptível a melhora que tive tanto fisicamente, como mentalmente. Meu sono é regulado e o processo de envelhecimento é saudável", ressaltou.

Os benefícios da prática esportiva são diversos e incluem:

  1. Redução do estresse: A prática regular de atividade física libera endorfinas, substâncias responsáveis por promover o bom humor e o relaxamento, ajudando a afastar pensamentos negativos que podem surgir em dias estressantes.
  2. Aumento da autoconfiança: Com o aumento da resistência e da força física, a pessoa se sente melhor consigo mesma, o que reflete positivamente tanto na vida pessoal quanto na profissional, proporcionando mais determinação e confiança nas decisões.
  3. Melhora da concentração: Praticar esportes pode ajudar a preservar as habilidades mentais à medida que envelhecemos, aumentando a concentração e auxiliando na memória.
  4. Aumento do condicionamento físico e resistência: A prática regular de esportes fortalece a musculatura e melhora a saúde cardiorrespiratória, contribuindo para a prevenção de doenças e melhorando a capacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente.

Assim, praticar esportes não só melhora a saúde física, mas também traz benefícios significativos para o bem-estar mental, proporcionando uma vida mais equilibrada e saudável.

Além auxiliar na prevenção de diversas doenças, o esporte quando praticado em grupo, trabalha questões muito importantes para a vida em sociedade, como:

  • Cooperativismo;
  • Paciência;
  • Trabalho em equipe;
  • Concentração;
  • Entre outros.

"Não consigo me imaginar sem praticar atividade física. Mas, se não praticasse exercícios físicos com regularidade, muito provavelmente eu iria sofrer com indisposição, problemas para dormir, sobrepeso e baixa autoestima", frisou.

 

Falta motivação? A gente te ajuda!

E pra você que ainda não conseguiu encontrar uma motivação ou superar a procrastinação, a gente te ajuda!

Aqui estão algumas dicas da professora Lidiany para ajudar você a superar a procrastinação e desenvolver o hábito de treinar regularmente:

  • Estabeleça pequenas metas: Comece com objetivos alcançáveis, como fazer exercícios três vezes por semana. Isso ajuda a manter a motivação e a criar um hábito sustentável.
  • Alimente-se adequadamente: Tenha uma alimentação equilibrada antes e depois do treino para garantir energia e recuperação adequadas.
  • Mantenha-se hidratado: Beber água suficiente é essencial para um bom desempenho e recuperação muscular.
  • Pratique alongamento: Antes e depois do treino para melhorar a flexibilidade e prevenir lesões.
  • Escute seu corpo: Reconheça os sinais de cansaço e respeite os limites do seu corpo para evitar lesões.
  • Priorize a recuperação: Descanso adequado é essencial para a recuperação muscular e para evitar o overtraining.
  • Busque orientação profissional: Em caso de dúvidas sobre a prática de exercícios, consulte um professor de educação física para orientações específicas para o seu caso.

Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para iniciar e manter uma rotina de treinos saudável e motivadora.

Agora é com você, bora se exercitar e um feliz Dia do Esportista!