Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Supere a procrastinação para um estilo de vida saudável. Aprenda como pequenos ajustes podem resultar em grandes conquistas

5 estratégias para lidar com a procrastinação

 

Provavelmente você ou alguém que você conhece já desejou mudar algum comportamento ou hábito e acabou caindo na armadilha do "amanhã eu começo", "amanhã eu faço".

A grande pergunta que não quer calar é: Você ou essa pessoa realmente começaram? Fizeram o que se comprometeram?

Essa falsa promessa que muitas vezes fazemos a nós mesmos nos dá uma falsa sensação de segurança e conforto, porém, isso pode ser muito prejudicial.

A procrastinação é um inimigo silencioso que nos impede de alcançar nossos objetivos e realizar nossas tarefas de maneira eficiente.

Ela pode se infiltrar em todos os aspectos da nossa vida, inclusive na nossa busca por um estilo de vida ativo e saudável.

Por isso, trouxemos algumas estratégias eficazes que podem te ajudar a se livrar deste hábito ruim:

 

  • Exercício físico na agenda

Assim como você marca compromissos importantes em sua agenda, reserve um tempo específico para os treinos. Pode ser pela manhã, no horário de almoço ou à noite, o importante é entender esse horário como um compromisso inegociável.

Agendando os exercícios, você os torna uma prioridade, diminuindo a chance de "deixar para amanhã".

  • Experimente a Regra dos 5 minutos

Quando a procrastinação bater à porta, diga a si mesmo que vai se exercitar ou fazer o que precisa por apenas 5 minutos.

Essa técnica ajuda a superar a resistência inicial e muitas vezes, após começar, você se envolverá na atividade e não vai querer parar.

  • Combine socialização com os exercícios físicos

Se a ideia de se exercitar parecer chata ou monótona, combine-a com momentos sociais.

Caminhadas, esportes ou fazer aulas em grupo além de manter você ativo, proporcionam interações sociais. Isso torna a atividade mais agradável e menos propensa a ser adiada.

Além disso, assumir o compromisso com um amigo ou até mesmo personal trainer, fará você romper o ciclo da procrastinação.

  • Defina metas realistas

Quando você tem um objetivo claro em mente e pequenas metas para atingi-lo, é mais provável que você se mantenha comprometido com processo. Porém, é importante que essas metas sejam atingíveis e realistas.

Por exemplo, você pode estipular metas como: "praticar exercícios 3x na semana", "reduzir o consumo de fast-food para 1x na semana", "aumentar o consumo de água para 2L/dia". É importante que você comece aos poucos, e vá evoluindo com o tempo.

Você pode utilizar ferramentas como listas de afazeres, calendários e diários para acompanhar o seu progresso.

  • Module o seu ambiente

O ambiente em que vivemos exerce uma influência muito significativa em nossas escolhas diárias. Por isso, devemos sempre modular nosso ambiente pensando em facilitar as coisas para o nosso "eu do futuro".

Por exemplo, sempre deixe sua mochila, com as roupas de academia prontas na noite anterior, deixe sempre uma garrafa cheia d’água na sua mesa de trabalho, evite ter fácil acesso à alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar, em contrapartida tenha sempre lanches e snacks saudáveis em casa e no trabalho, etc.

 

Bora começar?

Mudanças de hábitos nem sempre são fáceis.

Requerem muito mais do que apenas força de vontade.

Mas com essas 5 estratégias você estará mais perto de vencer a procrastinação e criar um estilo de vida saudável.

Lembre-se de que pequenas mudanças levam a grandes resultados!