Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Você sabia que a prática regular de exercícios podem reduzir a ansiedade ao liberar hormônios positivos, diminuir estresse e melhorar sono?

A relação entre o exercício físico e a ansiedade

 

A ansiedade é uma emoção natural que todos nós experimentamos em diferentes momentos.

No entanto, quando ela se torna constante, pode afetar significativamente nossa saúde mental e qualidade de vida.

Felizmente, existem estratégias eficazes para gerenciar a ansiedade, e uma delas é a prática regular de exercícios físicos.

A relação entre exercícios físicos e saúde mental tem sido amplamente estudada e os resultados são consistentes: a prática regular de atividade física pode ter um impacto positivo na redução dos sintomas de ansiedade. Isso ocorre por várias razões:

Liberação de hormônios

Durante o exercício, o corpo libera uma série de hormônios como endorfina, serotonina, dopamina, substâncias químicas conhecidas como “hormônios da felicidade”, que tem propriedades analgésicas naturais, melhoraram o humor, aumentam a sensação de prazer e satisfação, reduzindo os sentimentos de ansiedade e estresse.

Redução do estresse

O exercício físico também ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Isso contribui para diminuir a ativação do sistema nervoso simpático, que está relacionado à resposta de “luta ou fuga”, ajudando a acalmar a mente.

Distração positiva

Envolvendo-se em atividades físicas, você concentra sua mente em movimentos e objetivos específicos.

Isso pode contribuir para você focar no momento presente e desviar o foco de pensamentos ansiosos, promovendo uma distração saudável.

Promoção do sono

A ansiedade muitas vezes afeta negativamente a qualidade do sono.

O exercício regular pode contribuir para a melhora do sono, promovendo um descanso mais profundo, o que, por sua vez, pode diminuir os níveis de ansiedade.

 

5 dicas para implementar os exercícios físicos no seu dia-a-dia:

  1. Escolha uma atividade que você gosta: Encontrar um exercício que você goste aumenta a probabilidade de manter uma rotina consistente.
  2. Comece devagar: Não se sinta pressionado a realizar exercícios intensos logo de início. Comece com atividades leves e aumente gradualmente a intensidade e frequência.
  3. Defina metas realistas: Estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis. Isso pode te ajudar a manter a motivação e a sensação de realização.
  4. Insira na rotina: Encaixe o exercício em sua agenda diária. Pode ser uma caminhada matinal, uma aula de ioga à tarde ou uma corrida após o trabalho, mas estabeleça um horário.
  5. Varie as atividades: Fazer sempre as mesmas coisas pode ser desanimador. Alterne entre diferentes tipos de exercícios para manter o interesse e estimular seu corpo de maneiras diversas.

 

Os exercícios físicos oferecem uma abordagem natural e eficaz para melhorar os sintomas de ansiedade.

Ao adotar um estilo de vida ativo, você não apenas fortalece seu corpo, mas também promove uma mente mais tranquila e saudável.

Porém, é importante ressaltar que os exercícios são apenas um componente de todo um plano para o tratamento da ansiedade.

E se ansiedade for persistente e estiver atrapalhando você de fazer suas atividades diárias é aconselhável buscar orientação de um profissional de saúde mental.

 

E aí, curtiu o conteúdo?

Semanalmente elaboramos materiais especiais para os nosso clientes, com o intuito de agregar de alguma forma em sua rotina.

Confira abaixo alguns dos blogs que postamos:

8 motivos que podem influenciar a ter fome toda hora
6 dicas para te ajudar a construir o hábito de treinar
Dormir pouco pode estar atrapalhando seu emagrecimento