Por mais informação que se tenha e por mais desmistificações já amplamente comprovadas e divulgadas, falar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, ainda gera desconforto em muitos homens.
Mas não tem jeito, para que o público masculino perca esse receio e se cuide cada vez mais, é preciso falar sobre esse assunto.
O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve a partir de diversos fatores de risco e como em outras doenças, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura.
Mas além do diagnóstico precoce por meio de consultas e exames conforme recomendação médica, é importante manter os bons hábitos: alimentação saudável, tomar bastante água e se exercitar regularmente estão entre os principais.
Os benefícios da atividade física contra o câncer de próstata
O exercício físico feito de forma regular, certamente vai contribuir para que os homens tenham uma qualidade de vida mais elevada.
A atividade física diminui as chances do desenvolvimento de fatores que podem agravar o câncer de próstata, entre eles, a obesidade. Em homens sedentários e obesos o risco de a doença ser mais agressiva é maior.
Homens acima de 50 anos, especialmente aqueles que deixaram de praticar atividade física, precisam redobrar a atenção, pois esses são fatores que favorecem o aparecimento do câncer de próstata.
"Praticar atividade física regularmente ajuda na prevenção do câncer de próstata. Estudos demonstram que: reduz o risco de desenvolver a doença em 10 a 30%; diminui a inflamação e o estresse oxidativo; regula os níveis de hormônios, incluindo testosterona; e melhora da função imunológica são apenas alguns dos ganhos que se pode ter", destacou Marcos Juan Da Silva Rocha, instrutor na Engenharia do Corpo Araguaína (TO).
A importância de começar a se exercitar
Mesmo para quem ainda não pratica atividade física, é possível iniciar aos poucos. Dependo das condições físicas e do grau de intensidade, 15 minutos diários de atividade física já irão surtir efeito, principalmente no tratamento de pacientes com câncer de próstata ou daqueles que já superaram essa doença. Conforme o corpo vá se acostumando, a intensidade e o tempo podem ir aumentando também.
No entanto, nestes casos, orienta-se que os exercícios sejam feitos com recomendação médica, sempre respeitando os limites impostos pelo oncologista que lhe atende.
Melhores Atividades para a Prevenção do Câncer de Próstata
Independente de idade ou qualquer outra coisa, quanto mais cedo começar a se exercitar regularmente, melhor será para a saúde como um todo.
"Toda atividade física é benéfica. No entanto, tem algumas que são mais eficientes, como: atividades aeróbicas, que reduzem inflamação e melhoram a função cardiovascular; musculação, aumenta a massa muscular e melhora a função hormonal; atividades de baixo impacto como caminhada e yoga reduzem o estresse e melhoram a flexibilidade", ressaltou.
Cuide-se, faça os exames necessários conforme recomendação médica, mantenha bons hábitos e lembre-se: quanto ao exercício físico, a Engenharia do Corpo está a sua disposição, com atendimento humanizado e a melhor estrutura fitness do Brasil.