COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Dias, semanas, meses, a fumaça no ar causada por queimadas tem sido uma preocupação crescente em várias regiões do Brasil. Além disso, em alguns municípios, a qualidade do ar está se tornando alarmante, o que afeta diretamente a saúde da população. Céus encobertos e visibilidade reduzida são alguns dos sinais claros de que a fumaça no ar está em níveis prejudiciais.

Fumaça no ar: cuidados para proteger o seu sistema respiratório

Fumaça no ar: cuidados para proteger o seu sistema respiratório

Como a fumaça no ar afeta o corpo

São vários os agravantes que a fumaça proporciona ao corpo humano, com destaque para o sistema respiratório.

A fumaça proveniente de queimadas é composta por uma mistura perigosa de gases e partículas finas, como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio, que podem se alojar nos pulmões e até mesmo entrar na corrente sanguínea. Como resultado, isso pode causar irritação nos olhos, garganta e nariz, além de piorar problemas respiratórios preexistentes, como asma e bronquite. Portanto, a exposição prolongada ou repetida a essa poluição pode representar sérios riscos à saúde, especialmente para os mais vulneráveis.

 

Principais sintomas da exposição à fumaça no ar

A exposição à fumaça pode causar uma série de sintomas desagradáveis e prejudiciais. Além disso, os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias pré-existentes, são especialmente afetados. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Tosse
  • Falta de ar
  • Irritação na garganta
  • Irritação nos olhos

Como proteger a saúde respiratória?

Diante desta situação, o que fazer? Como proteger a saúde pulmonar?

  • Evite a exposição à fumaça no ar: sempre que possível, fique em ambientes fechados e com ar mais limpo.
  • Hidrate-se regularmente: a ingestão de água mantém as vias respiratórias hidratadas, reduzindo o impacto das partículas.
  • Faça lavagem nasal com soro fisiológico para limpar as vias aéreas.
  • Use umidificadores ou bacias com água: Se puder use umidificador para melhorar a qualidade do ar. Bacias com água ou toalhas molhadas, a fim de reduzir a secura do ar e minimizam os efeitos da poluição.
  • Mantenha portas e janelas fechadas: durante os horários em que haver elevadas concentrações de partículas.
  • Limite atividades físicas ao ar livre:  intensas e limite aquelas que são executadas ao ar livre durante os períodos mais críticos.
  • Use máscaras apropriadas para filtrar parte da fumaça.
  • Mantenha as consultas médicas em dia e, se necessário, busque atendimento médico ao notar sintomas mais graves.

 

Leia também: A Influência da alimentação nas doenças respiratórias

 

Populações mais afetadas pela fumaça

As populações residentes próximas aos focos de queimadas são as mais afetadas pela exposição à fumaça. Mas a poluição também se desloca e atinge populações distantes, especialmente devido às partículas que viajam longas distâncias, carregadas pelos ventos.

Se você estiver em uma área afetada pela fumaça, siga as orientações mencionadas para proteger sua saúde e reduzir os impactos das partículas tóxicas no seu sistema respiratório.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp