Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Embora na maior parte do território brasileiro o calor predomine praticamente o ano todo, estamos na estação mais fria, o inverno. Os dias são mais curtos e as temperaturas mais amenas. Normalmente, nesta época, instintivamente, ou receosos de encarar o frio, muita gente desiste ou diminui a frequência da prática esportiva. Interromper ou não praticar atividade física não faz bem para a saúde e nem para manter o corpo em forma.

Se trata de uma ótima época para as pessoas que sofrem com sobrepeso e obesidade começarem a praticar atividades físicas, assim não sentirão tanto o impacto inicial e se adaptarão à nova rotina com mais facilidade. No começo, os treinos no frio podem ser mais complicados, mas após o período de adaptação será prazeroso. "Para que seus objetivos fiquem cada vez mais perto de serem alcançados, elevar a qualidade de vida, além de evitar que seja necessário esforço em dobro quando o tempo esquentar, é importante se exercitar regularmente,", ressaltou Maria Eduarda Marques Pegorer, instrutora na Engenharia do Corpo BGT30 Arapongas.

Conforme Maria Eduarda, não existe atividades melhores ou piores para se praticar nesse período. Mas, como no frio a musculatura fica mais contraída, fazer um bom aquecimento antes de iniciar o exercício é essencial para evitar lesões. "Por mais que a transpiração seja menor, perde-se líquido, portanto, beba bastante água durante o treino. Use roupas adequadas, sem muitas camadas, e finalize o treino com um alongamento. Para evitar o choque térmico, o ideal é trocar a roupa suada antes de sair na rua".

Para quem já está no seu peso e corpo ideal, o exercício físico vai ajudar a mantê-los durante o inverno. Com o frio, normalmente se aumenta a quantidade de alimentos calóricos ingeridos. Sem os treinos regulares, no verão, a luta contra a balança será mais árdua. Com orientação e uma dieta equilibrada se alcança uma redução considerável na gordura corporal, sono de mais qualidade, menos estresse, combate a depressão e o mau humor, regula a produção hormonal, dentre outros ganhos. "Também aumenta a disposição, acelera o metabolismo e reforça o sistema imunológico", destacou.