Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Treinar os membros inferiores ajuda a promover um desenvolvimento muscular equilibrado, contribuindo para uma aparência estética harmoniosa e proporcional.

Não pule o treino de perna!

Não pule o treino de perna!

 

Não se sabe bem o motivo, mas é perceptível que os homens tendem a não gostar de fazer o treino de pernas, em comparação com as mulheres.

Conforme Ismael Silveira de Oliveira, professor de musculação na Engenharia do Corpo Box Lages (SC), treinar pernas geralmente envolve exercícios que são fisicamente mais exigentes, como agachamentos e levantamento terra.

"Muitos acham esses exercícios mais difíceis e cansativos do que treinar outras partes do corpo. Alguns homens focam mais no desenvolvimento de músculos superiores, como peito e braços, acreditando que isso contribui mais para uma aparência musculosa e atlética", avaliou.

Para quem se vê diante deste cenário e tem vontade de revertê-lo, o professor ressalta que, treinar com um amigo pode tornar o processo mais divertido e motivador.

"Ambos podem se incentivar mutuamente e tornar o treino de pernas uma atividade social. É bom também experimentar diferentes exercícios para treinar as pernas. Isso pode ajudar a evitar o tédio e tornar o treino mais interessante. Além dos tradicionais agachamentos e levantamento terra, é bom incluir exercícios como lunges, leg press e extensões de perna", sugeriu.

 

Desenvolvimento muscular equilibrado

Pular o treino de perna não é uma boa decisão. Muito pelo contrário, existem bons motivos para você treinar os membros inferiores.

Treinar os membros inferiores ajuda a promover um desenvolvimento muscular equilibrado, contribuindo para uma aparência estética harmoniosa e proporcional.

"Exercícios como agachamentos, levantamento terra e leg press são excelentes para aumentar a força e a potência muscular das pernas, o que pode beneficiar o desempenho em diversas atividades físicas, cotidianas e esportivas", destacou Ismael Silveira de Oliveira.

A falta de treino de pernas pode levar a um desenvolvimento muscular desproporcional, onde a parte superior do corpo se desenvolve mais em relação à parte inferior. Além disso, pode aumentar o risco de lesões musculares, ligamentares e articulares, especialmente nas costas e joelhos.

"Isso pode resultar em uma aparência esteticamente desequilibrada. O treino de pernas ajuda a fortalecer músculos, ligamentos e tendões das pernas e quadris, proporcionando maior estabilidade e resistência às articulações", ressaltou.

 

Confira alguns benefícios do treino de pernas

  • Melhora a circulação sanguínea de todo o corpo

O corpo humano foi feito para se movimentar. Se ficamos muito tempo em uma mesma posição, como por exemplo sentados, o coração pode ficar fraco. Por isso, treinar os membros inferiores é muito importante para a circulação sanguínea. E quando a circulação não vai bem, as pernas são as principais afetadas.

  • Melhora o seu desempenho físico

Por envolver os principais grupos musculares do corpo, os exercícios para pernas, contribuem na melhora do desempenho físico como um todo.

  • Você mais ágil

Trabalhar a resistência dos membros inferiores e fortalecê-los, além reduzir o risco de lesões, vai contribuir para que você fique mais rápido. Você também terá mais força para chutar, pular e agilidade para mudar de direção.

  • Sua lombar fortalecida

Além do núcleo do corpo fortalecido, ter as pernas bem treinadas é fundamental para evitar desconfortos na lombar.

DICA | Abdominal: o que é, benefícios, frequência e dicas!
  • Melhor estabilidade

Para manter o seu corpo em equilíbrio, é preciso treinar membros superiores e inferiores de maneira harmoniosa.

  • Mais amplitude de movimento

Exercícios de resistência que ajudam a fortalecer as pernas, contribuem com a estabilidade do corpo, trabalhando os músculos e favorecendo a flexibilidade.

  • Melhora do aproveitamento em todos os treinos

Os membros inferiores são a base sólida que permite a realização de qualquer movimento com força, velocidade, potência e segurança.

DICA | Respiração durante o treino – Saiba a forma correta!
  • Aumento do gasto calórico ao longo do dia

Os exercícios de perna exigem bastante do corpo e isso contribui para que calorias sejam queimadas por mais tempo, após o término do exercício.

  • Shape em sintonia

Não deixe de treinar nenhuma parte do seu corpo. Dedique o mesmo empenho aos treinos de membros inferiores, assim como os superiores. Deste modo, você evitará o famoso shape de sorvete corneto.

 

Exercícios para treino de pernas

Agachamento livre: bom para o ganho de força, mobilidade e estabilidade dos membros inferiores.

Avanço (Lunges): ajuda a corrigir a força de ambos os lados do corpo.

Levantamento terra (Deadflit): exerce extrema demanda de força nos posteriores da coxa.

Levantamento terra sumo: movimento complexo e completo. Seu principal benefício é o fortalecimento dos músculos adutores.

Stiff: se você deseja desenvolver seus posteriores de coxa de maneira extrema, este é o exercício a ser feito.

Extensor, Flexor, Panturrilhas, Adutor e Abdutor: são exercícios que focam em partes específicas dos membros inferiores, mas que são determinantes na correção de fraquezas e balanceamento de grupos musculares.

 

Então…

O corpo é um conjunto no qual cada sistema depende um do outro para funcionar em harmonia, por isso, não dá pra pular o treino de perna.

Caso você tenha dúvida de quais exercícios fazer e como organizar o seu cronograma de treinos, converse com um de nossos instrutores.

Lembre-se, o treino de pernas é tão importante quanto um treino de peito, costas e braços.