Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Nos já explicamos a diferença e a importância da massa magra, gorda e muscular para o funcionamento do corpo. Sabendo que todas elas têm funções essenciais para a saúde, agora vamos entender como se faz para medir a composição da massa muscular e qual o percentual ideal.

Há diversas formas de fazer a medição. Uma delas, é com a balança de bioimpedância, onde é realizada uma análise da composição corporal. "Este procedimento indica a quantidade aproximada da massa muscular através de placas de metal que conduzem um tipo mais fraco de corrente elétrica que atravessa o corpo, as quais permitem a avaliação", explicou a nutricionista Jordana Lessa.

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%. "É importante saber que perdemos massa muscular com o passar do tempo. Por isso, os valores de referência vão se alterando".

É preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá quando a massa magra está necessitando de maior cuidado. A perda ou a falta de massa muscular chama-se Sarcopenia, e os primeiros sintomas perceptíveis são as pernas e braços mais finos e flácidos, além da diminuição da força e o aumento do tempo para se locomover. "Com essa queda, a queima calórica e o metabolismo ficam mais lentos, podendo sentir fraqueza constante, perda de equilíbrio, quedas e até depressão", alertou.

A nutricionista também informou que a maior parte da população está abaixo do que é considerado ideal se ter de massa muscular, devido ao sedentarismo. Para aumentar a quantidade de músculos é fundamental a prática de exercícios físicos regularmente. "Apesar da procura por academias ter crescido fortemente nos últimos anos no Brasil, ainda estamos com um percentual baixo".

Sobre os principais cuidados que se deve ter para o fortalecimento da massa muscular, Jordana disse que são: treinar musculação pelo menos três vezes por semana, consumir uma quantidade adequada de proteínas, manter uma dieta equilibrada, reduzir o estresse, evitar bebidas alcoólicas, ingerir bastante água e sono adequado de oito horas. "Basicamente esta é a chave para manter a massa muscular num nível satisfatório", ressaltou.

Ela destacou também que é possível ganhar peso ao invés de perder com o desenvolvimento da massa magra. Quando começamos a fazer uma atividade física, os músculos passam a se desenvolver e, com isso, o peso pode aumentar. "Acontece que a massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, porém o músculo é mais compacto e ocupa menos espaço. Resultado? As roupas caem melhor, mesmo que os ponteiros da balança insistam em dizer o contrário. Sempre oriento os meus pacientes a nunca compararem os resultados só com a balança, mas sim com as medidas, espelho e fotos comparativas. Às vezes, os números não dizem nada", orientou.