O arroz carreteiro é um prato típico e cheio de sabor, que remete à tradição e à simplicidade da culinária gaúcha. Nesta versão saudável, mantemos o espírito original da receita, mas com ajustes que a tornam mais leve e nutritiva, sem perder o sabor autêntico. Com ingredientes selecionados e técnicas de preparo que, acima de tudo, priorizam a saúde, esse arroz carreteiro é perfeito para quem deseja desfrutar de um prato clássico com um toque de bem-estar. Bora para a receita tchê?!
Ingredientes:
- 1 xícara de sobras de carnes do churrasco picadas em cubos
(escolher cortes mais magros como coxão mole, maminha, miolo da alcatra)
- 1 xícara de arroz
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate picado, sem sementes
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 folha de louro
- 5 ramos de salsinha
- 3 talos de cebolinha
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- folhas de salsinha a gosto para servir
Modo de preparo:
- Em uma panela adicione o azeite e refogue bem a cebola, até dourar.
- Adicione o tomate, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar levemente – não é preciso desmanchar. Em seguida, junte as carnes picadas, o alho e o louro, tempere com pimenta a gosto e mexa por 2 minutos para as carnes aquecerem e absorverem o sabor do refogado.
- Adicione o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos.
- Meça 2 xícaras da água fervente e regue o arroz. Tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem e não mexa mais.
- Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
- Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo e misture a salsa e cebolinha picadas.
Gostou da receita? Então não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares – afinal, a melhor parte da boa comida é a oportunidade de criar memórias juntos.Ah, e se fizer a receita, lembre-se também de marcar a gente no Instagram.