O corpo humano é uma máquina perfeita composta por diversos órgãos que funcionam em sintonia. Para alcançar a melhor performance e garantir a saúde do coração, precisamos adotar alguns cuidados. Quanto mais cedo eles forem inseridos na rotina, melhor será.
Cuidar da alimentação, se exercitar regularmente, manter-se hidratado e evitar o consumo de substâncias tóxicas são apenas alguns exemplos de práticas saudáveis.
Todos os órgãos do corpo humano desempenham algum papel relevante para que possamos viver.O coração tem como principal função bombear o sangue para todo o corpo. É considerado a estrutura central do sistema circulatório, bombeando sangue oxigenado (arterial) para as diversas partes do corpo e para os pulmões o sangue venoso (cheio de gás carbônico) para ser oxigenado novamente.
Por isso, vamos apresentar algumas dicas para deixar o coração mais saudável.
Dicas para um Coração Saudável
"Praticar atividade física regularmente é muito benéfico para o coração. Entre tantos benefícios, podemos citar a ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, além de contribuir na autoestima", ressaltou Khaysllan Kim Ribeiro Lima, professor na Engenharia do Corpo Araguaína (TO).
Mesmo para aquelas pessoas que não apresentam nenhum problema, é bom lembrar que prevenção nunca é demais.
1º passo para a saúde do seu coração
Não espere que ocorra algum problema para começar a cuidar do coração. Dê o primeiro passo agora. Se é difícil mudar sua rotina, vá incorporando mudanças aos poucos. Com persistência e paciência, isso se tornará um hábito saudável.
"Praticar atividade física regularmente com certeza irá fortalecer o coração. Mas além disso, uma série de fatores precisam ser levados em conta, como visitar um cardiologista", observou o professor Khaysllan Lima.
Para te ajudar na construção deste processo, confira algumas dicas para manter o coração saudável:
- Tente manter um peso saudável ao longo da vida: Isso é um fator importante para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e garantir a saúde do coração. O excesso de peso contribui para o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Leia também | Até 80% de pacientes com diabetes tipo 2 morrem de problemas cardíacos
- Coma muitas frutas e verduras: Consumir uma grande variedade desses alimentos fornece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do coração.
- Diminua a ingestão de sal: Quando consumido em excesso o sódio causa um desequilíbrio, acumulando um maior volume de líquidos nos vasos sanguíneos. Isso aumenta a pressão arterial, sobrecarregando o coração e os rins.
- Se exercite regularmente: Exercícios físicos são ótimos para a saúde como um todo. Entre vários benefícios, praticar atividade física regularmente contribui para diminuir os níveis de estresse, pois libera um dos hormônios da felicidade, a endorfina e afasta doenças cardiovasculares.
- Diminua seus níveis de ansiedade e estresse: Insira na sua rotina alternativas que lhe façam sentir bem. Faça exercícios físicos, terapia, separe um tempo para o lazer e exercícios de relaxamento.
- Durma bem: Recomenda-se dormir entre 7 e 8 horas por noite. Mas o ideal é que o sono seja reparador, pois ele proporciona muitos benefícios para o coração. Leia também | Eu realmente preciso 8 horas de sono por noite?
- Combata os vícios: Sejam eles o fumo, álcool, açúcar, comida etc. Manter o equilíbrio e evitar substâncias que são comprovadamente nocivas é essencial no cuidado com a saúde do coração. Cada vício tem uma conexão direta ou indireta com a saúde.
- Controle o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas: Comidas gordurosas impactam diretamente no funcionamento do sistema cardiovascular. Isso porque elas formam placas de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos que dificultam a passagem do sangue e sua circulação pelo organismo. Leia também | Gordura no Fígado: como tratar e prevenir complicações
- Monitore os níveis de colesterol: Níveis altos de colesterol são um alerta para cuidar do coração.
- Verifique regularmente os níveis da sua pressão arterial: Isso vai auxiliar em um diagnóstico precoce de hipertensão, e consequentemente controle da doença.
- Faça check-ups regularmente: Não deixe de consultar o seu médico e de fazer exames para monitorar a sua saúde. Embora todas as demais dicas sejam válidas, nenhuma delas substitui a orientação feita por um médico cardiologista.
Adotar essas práticas pode fazer uma diferença significativa na saúde do seu coração e adicionar qualidade de vida para aproveitar cada segundo ao lado de quem você mais ama.
Para mais informações sobre saúde cardiovascular, atividades físicas e bem-estar, clique aqui.