Quem frequenta o universo das academias, ou tem alguma ligação com a prática esportiva, provavelmente já ouviu falar em suplemento. No entanto, não é só por atletas que ele pode ser usado. Tudo depende da finalidade da suplementação, da particularidade e das necessidades de cada indivíduo. Essas questões e muitas outras, como para que ele serve, qual o tipo de suplementação ideal, e se há contraindicação ainda geram muitas dúvidas.
Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, aminoácidos ou proteínas, que podem estar faltando. Ou, não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição.
Quem pode usar suplementação
Em geral, todas as pessoas podem realizar a suplementação, desde que seguindo a indicação de um profissional de saúde. Os horários e as quantidades de suplementos a serem ingeridos são prescritos de forma individualizada, vai depender do objetivo da suplementação e da indicação do profissional, que também irá indicar quando deve ser feita a suspensão do uso. "No caso de intolerâncias ou alergias alimentares, os suplementos serão de acordo com essa necessidade, por isso a necessidade do acompanhamento pelo nutricionista. A interrupção também não pode ser feita por livre espontânea vontade da pessoa, visto que alguns suplementos, servem para repor vitaminas ou minerais que o corpo está em deficiência", salientou a nutricionista Jordana Lessa.
Cuidados ao tomar suplementação
Sobre possíveis riscos que o uso de suplemento pode ocasionar a saúde, em excesso, os suplementos podem trazer malefícios, como dor de cabeça, fadiga e tontura. A demasia de vitaminas no organismo pode levar a uma intoxicação. Algumas são vitaminas de depósito e ficam no organismo, como A, B, E e K. Mas em geral, o uso de suplemento, acompanhado de um profissional capacitado não ocasiona nenhum dano a saúde, somente benefícios. "Para não ter prejuízos à saúde é importante só tomar o suplemento indicado pelo médico ou nutricionista respeitando o tipo e a dose recomendada. Porque o excesso de vitaminas ou outras substâncias também podem sobrecarregar o fígado e os rins, causando intoxicação e até mesmo câncer", alertou.
Tipos de suplemento que existem e para que eles servem
- Suplemento alimentar hipercalórico: para ganhar peso;
- Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular;
- Suplemento alimentar termogênico: para aumentar a queima de gordura;
- Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento;
- Além dos compostos vitamínicos e minerais.