COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Nada como uma boa noite de sono para renovar as forças após um dia cansativo, não é mesmo? Dormir bem é fundamental para que tenhamos uma saúde física e mental fortalecida. E para que possamos ter um sono regenerador, praticar atividade física regularmente é um dos componentes que contribui para que tenhamos boas noites de sono.

A importância dos exercícios físicos para uma boa noite de sono

A importância dos exercícios físicos para uma boa noite de sono

 

Como a atividade física melhora o sono

A qualidade do sono reflete diretamente no desempenho das tarefas rotineiras, sejam aquelas que necessitam de mais esforço físico ou aquelas cujo esforço é mental.

É durante o sono que o corpo realiza funções vitais como reparo de tecidos, a regulação de temperatura corporal e equilíbrio do gasto energético.

"Os benefícios de uma boa noite de sono podem ser alcançados em cerca de um mês após o início da atividade física feita de modo regular", destacou Carmo Rojas Gamarra, professor responsável técnico da Engenharia do Corpo Palhoça Centro (SC).

Entretanto, dormir bem tem se tornado um desafio para um número crescente de pessoas.

A falta de qualidade no sono resulta em déficit de atenção, problemas de memória, aumento do nervosismo e irritabilidade, mudança nas funções do organismo, tensão, estresse, ansiedade, entre outros.

 

A prática regular de exercícios e sua influência no sono

Para quem ainda não tem o hábito de se exercitar regularmente, o importante é começar num ritmo moderado, porém constante. E como a adrenalina tende a subir, o ideal é praticar a atividade física não tão próxima do horário de dormir. Mas, quando for o caso de praticá-la a noite, prefira exercícios menos intensos.

"No cotidiano corrido, cada pessoa deve ajustar seus horários conforme a sua disponibilidade. O importante é encontrar um tempo para se exercitar, no mínimo 30 minutos diários e dormir pelo menos 8 horas. Mas claro, tanto as horas de sono, como o tempo destinado a atividade física variam de acordo com cada pessoa", salientou.

Tendo um intervalo adequado a pessoa dorme mais rápido, relaxa e descansa mais, o sono será mais profundo, menos fragmentado e de qualidade, o que fará sentir-se mais descansada na manhã seguinte.

O ideal é ter um certo espaço de tempo entre treinar e ir dormir. Porém, cada pessoa é única, portanto, cada caso deve ser avaliado de forma individual. Tudo isso proporcionará mais disposição e concentração, melhor rendimento e uma melhor qualidade de vida como um todo.

Leia também: Eu realmente preciso 8 horas de sono por noite?

Comece hoje a praticar exercícios físicos e garanta uma boa noite de sono para uma vida melhor!

Para quem está a fim de ter um sono revigorante por meio da prática regular de exercícios físicos, a Engenharia do Corpo pode ajudar.

Disponibilizando a melhor estrutura fitness do Brasil, diversas aulas coletivas (danças, lutas, spinning, yoga, pilates e outras) conforme grade de cada unidade e com professores extremamente qualificados, que além de orienta-lo, irão elaborar um cronograma de treinos focado nas necessidades individuais da pessoa.

Mantendo uma constância, logo nos primeiros dias você já irá perceber um sono mais revigorante, cujos benefícios irão refletir em todas as tarefas que compõe a sua rotina.

"A consistência é a chave. O ideal é praticar exercícios físicos regularmente, de 3 a 5 vezes por semana, para obter os melhores resultados na qualidade do sono. Comece com treinos leves e vá aumentando a intensidade e a duração gradativamente, de acordo com sua condição física. Ouça o seu corpo, preste atenção aos sinais que ele dá", frisou.

Mas além do exercício físico, é fundamental adotar outros hábitos saudáveis, como cuidar da alimentação, evitar consumo excessivo de álcool e outras substâncias que representam risco para a saúde. Fazendo assim, você garante uma vida saudável e feliz, com mais disponibilidade e bem-estar.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp