Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Conheça os sinais de que você está emagrecendo! Saiba que a jornada para a saúde e o bem-estar vai além dos números na balança.

7 sinais de que você está emagrecendo - mesmo sem a balança!

7 sinais de que você está emagrecendo – mesmo sem a balança!

 

É comum que quem busca emagrecer adquira o hábito de se pesar frequentemente. E mais frequente ainda é o número de vezes em que a pessoa se pesa, o peso não sofre alteração ou ainda, aumenta alguns quilos e ela acaba se frustrando e desistindo.

Se você se identificou com esta situação o texto de hoje foi feito para você!

 

Balança, a dona da verdade (?)

Acontece que a balança não é um bom parâmetro para avaliar o seu progresso, porque o seu peso é influenciado por diversos fatores como variação na ingestão de líquidos, consumo de alimentos ricos em sódio, hormônios, sono, medicamentos, digestão e eliminação e essas mudanças no peso não significam que você simplesmente engordou ou emagreceu.

Sugiro que você faça um teste: se pese em jejum, logo após acordar e depois se pese novamente a noite, após o jantar. Tenho certeza de que seu peso não será o mesmo. Uma variação de peso de até 2kg durante o dia é absolutamente normal.

Talvez você esteja se perguntando: "Mas e como que eu sei se estou emagrecendo, sem utilizar a balança?", e a boa notícia é que temos a resposta perfeita pra você!

Separamos os principais sinais que o seu corpo te dará para indicar que você está progredindo:

1. Roupas mais folgadas

Uma das maneiras mais óbvias de perceber que você está emagrecendo é quando suas roupas começam a ficar mais folgadas.

Mesmo que o número na balança não diminua, a perda de gordura e o ganho de músculos podem mudar sua composição corporal, fazendo com que suas roupas fiquem mais largas.

2. Maior definição muscular

À medida que você perde gordura e ganha músculos através do exercício físico, pode começar a notar uma maior definição muscular em seu corpo. Isso pode ser especialmente visível em áreas como braços, pernas e abdômen.

3. Mais energia e disposição

À medida que você adota um estilo de vida mais saudável, pode começar a notar um aumento geral de energia e disposição. Isso pode ser resultado de uma melhor alimentação, exercícios regulares e hábitos de sono mais saudáveis, mesmo que o número na balança permaneça o mesmo.

4. Melhora na qualidade do sono

A perda de peso e um estilo de vida mais saudável podem levar a uma melhora na qualidade do sono.

DICA | Eu realmente preciso 8 horas de sono por noite?

Se você está dormindo melhor e acordando mais revigorado, é um sinal de que seu corpo está se beneficiando das mudanças que você está fazendo, independentemente do peso na balança.

5. Diminuição de medidas

Mesmo que o número na balança permaneça estável, você pode estar perdendo centímetros em suas medidas corporais. Isso ocorre porque a gordura está sendo substituída por músculos mais densos, que ocupam menos espaço em seu corpo.

6. Mudanças na aparência da pele

Uma dieta saudável e a prática regular de exercícios podem melhorar a aparência da sua pele, deixando-a mais firme. Isso pode ser um sinal de que você está emagrecendo, mesmo que o peso na balança não mude.

7. Melhora na saúde geral

Por fim, um dos sinais mais importantes de que você está emagrecendo é uma melhora na sua saúde geral. Isso pode incluir uma redução nos níveis de colesterol, pressão arterial mais baixa e um menor risco de desenvolver doenças crônicas relacionadas à obesidade.

 

Portanto, se você está se dedicando a adotar um estilo de vida mais saudável e não está vendo mudanças significativas no peso na balança, não desanime.

Preste atenção aos outros sinais que seu corpo está dando e celebre todas as pequenas vitórias ao longo do caminho. 

Lembre-se de que a jornada para a saúde e o bem-estar é mais do que apenas números – é sobre como você se sente e como seu corpo está respondendo às mudanças positivas que você está fazendo. Continue firme e os resultados virão!