Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Explore a importância de uma rotina saudável no ambiente de trabalho. Pequenas mudanças de hábitos podem transformar sua vida!

Como manter uma rotina saudável no trabalho

Como manter uma rotina saudável no trabalho

 

No mundo agitado em que vivemos, manter uma rotina saudável no ambiente de trabalho tornou-se essencial para preservar nossa saúde física e mental.

Hoje exploraremos três pilares fundamentais para conquistar esse equilíbrio: alimentação saudável, organização eficiente e a incorporação de exercícios físicos na rotina diária.

 

1. Alimentação Saudável – Nutrindo corpo e mente

A escolha dos alimentos que consumimos desempenha um papel muito importante na nossa saúde geral. Optar por refeições equilibradas e nutritivas não apenas sustenta nosso corpo, mas também influencia diretamente em nossa produtividade e foco.

Segundo a Nutricionista da Engenharia do Corpo, Jordana Lessa, alguns fatores são determinantes para melhorar a nossa alimentação:

  • Planejamento das refeições

"Sem organização e planejamento nada funciona. Por isso defina um dia para fazer as compras da semana, faça uma lista de compras e tenha muito cuidado e atenção ao seu carrinho do mercado, ele diz muito sobre sua saúde. Prefira sempre alimentos in natura e evite o excesso de ultraprocessados. Além disso, procure sempre organizar suas refeições de um dia para o outro. Isso faz com que você faça escolhas mais saudáveis e evite recorrer a opções rápidas e menos nutritivas", comenta Jordana.

  • Mudança do seu ambiente

Substitua os lanches ultraprocessados por opções saudáveis, como frutas, castanhas e iogurte natural! Essas escolhas proporcionam energia sustentável ao longo do dia!

"Faça da sua casa e ambiente de trabalho um porto-seguro e não um "campo minado". Evite ter à sua disposição, de fácil acesso e visualização alimentos que não vão contribuir para sua alimentação saudável (ultraprocessados – chocolates, sorvetes, biscoitos, etc.) Isso não significa que você não pode comer estes alimentos, mas que você deixe sempre para comprar após sentir uma vontade real de comer o alimento, e não somente porque você o viu e ficou com vontade" orienta.

  • Hidratação

Nosso corpo precisa de água para funcionar bem, por isso mantenha-se sempre hidratado. Consuma pelo menos 35ml x o seu peso de água por dia. Por exemplo, se você é uma pessoa que pesa 60kg, basta multiplicar 35 x 60, e terá como resultado 2.100 ml, logo, 2,1 litros por dia. Viu como é fácil?

Além de manter nossas funções vitais, a água auxilia no controle do o apetite, evitando excessos na alimentação. E além disso, a desidratação pode influenciar negativamente na nossa produtividade no trabalho, uma vez que reduz nossa capacidade cognitiva.

 

2. Organização Eficiente

Manter uma rotina saudável no trabalho requer organização. Uma abordagem planejada e estruturada para suas tarefas diárias não só aumenta a eficiência, mas também reduz o estresse.

Aqui estão algumas sugestões para organizar seu dia de trabalho:

  • Agenda, planner ou lista de tarefas

Utilize uma agenda (física ou virtual) para planejar suas tarefas diárias. Ao começar o dia, identifique as tarefas mais importantes e urgentes.

Organize-as em ordem de prioridade para garantir que você esteja focado nas atividades que realmente importam. Divida o seu dia em blocos de tempo dedicados a tarefas específicas. Isso ajuda a manter o foco em uma única atividade, evitando distrações e aumentando a eficiência.

  • Intervalos Planejados

Faça pausas curtas durante o dia para descanso mental. Isso ajuda a manter a concentração e a produtividade.

"Uma técnica que sempre ensino aos meus pacientes é a Técnica Pomodoro, que consiste em trabalhar por períodos curtos, geralmente 25 minutos, seguidos por uma pausa de 5 minutos. Isso ajuda a manter a concentração e evita a fadiga mental". Sinaliza Jordana.

  • Elimine Distrações

Identifique e minimize as distrações no ambiente de trabalho. Mantenha seu espaço de trabalho organizado e livre de itens desnecessários!

Um ambiente limpo contribui para uma mente mais clara e focada. Além disso, é interessante desativar ou silenciar notificações de aplicativos e e-mails durante períodos críticos de trabalho. Isso reduz a tentação de verificar constantemente o celular ou responder a cada nova mensagem.

 

3. Exercício Físico

Integrar exercícios físicos à sua rotina diária é vital para manter uma boa saúde física e mental. Mesmo com uma agenda ocupada, é possível inserir exercícios físicos na rotina, de maneira realista. Confira:

  • Movimente-se mais

Opte por escolhas ativas no seu cotidiano! Escolha a escada em vez do elevador, caminhe até o trabalho ou faça alongamentos durante pausas curtas.

Por isso, algumas pequenas práticas contribuem para uma vida ativa, mesmo em ambientes de trabalho sedentários.

  • Exercício físico na agenda

Ao realizar o planejamento da sua semana já reserve um tempo para o exercício físico, seja logo cedo, antes de iniciar o seu dia, ou após o trabalho.

DICA | Treino de manhã: como incluir os exercícios antes do trabalho

O importante é tratar o exercício como um compromisso inegociável!

  • Estabeleça metas realistas

Estabeleça metas realistas e alcançáveis para evitar o desânimo. Comece com pequenos objetivos, como 20 minutos de exercício três vezes por semana, e aumente gradualmente conforme sua resistência e disposição melhoram.

DICA | Como alcançar sucesso nas suas metas em 2024

 

Ao adotar esses três pilares – alimentação saudável, organização eficiente e exercício físico – você estará no caminho para manter uma rotina saudável no trabalho.

Lembre-se, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na sua saúde e bem-estar a longo prazo!