Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Descubra como montar lanches saudáveis e nutritivos para as crianças durante a volta às aulas. Saiba como garantir a saúde das crianças!

Volta às Aulas - Aprenda como montar lanches saudáveis!

Volta às Aulas – Aprenda como montar lanches saudáveis!

 

Com a volta às aulas é hora de pensar em como manter os pequenos bem alimentados durante o dia. Uma alimentação equilibrada desempenha um papel fundamental na disposição, concentração e no desempenho cognitivo das crianças.

Por isso hoje a Nutricionista Jordana Lessa preparou algumas dicas importantes sobre como montar lanches completos e saudáveis para seus filhos!

 

Xô, industrializados!

Sabemos que muitas vezes na correria do dia-a-dia optar por alimentos ultraprocessados como bolinhos, salgadinhos e biscoitos acaba sendo uma realidade. Porém, Jordana ressalta: "Assim como um carro precisa de combustível de qualidade para funcionar corretamente, nosso cérebro também depende dos nutrientes certos para operar com eficiência".

Portanto, ter um lanche nutritivo, rico em nutrientes como carboidratos complexos, proteínas magras, gorduras boas, vitaminas e minerais, é fundamental visto que as demandas cognitivas são altas no período escolar, e além disso, também contribui para a saúde geral e o bem-estar das crianças.

 

Montando um lanche completo e saudável

“O ideal é adicionar à lancheira um alimento de cada grupo alimentar: proteínas, gorduras boas, carboidratos, fibras e claro a hidratação também é importante”, explica Jordana. 

  • Carboidratos e fibras: Frutas e vegetais, pão integral, bolo integral caseiro, aveia, granola;
  • Proteínas: iogurtes, queijos brancos, vitaminas, ovos, frango;
  • Gorduras boas: castanhas, nozes, amendoim, abacate, coco;
  • Líquidos: água, água de coco, suco natural de frutas.

Variar as preparações nem sempre é uma tarefa fácil, mas é muito importante para garantir uma alimentação rica em nutrientes. Adotar uma rotina com planejamento e organização é fundamental para isso. Além disso, envolver as crianças neste processo faz com que a aceitação dos alimentos seja melhor. 

"É importante que os pais compreendam que a lancheira é uma extensão da alimentação feita em casa. Por isso não adianta colocar alimentos muito diferentes do que a criança já está habituada a consumir, pois as chances desse alimento voltar são grandes", ressalta.

 

Sugestões de Cardápio semanal

Ao preparar lanches saudáveis e equilibrados para seus filhos, você está investindo no seu desempenho acadêmico e na sua saúde em geral. Incentive-os a fazer escolhas alimentares saudáveis desde cedo. Com uma alimentação nutritiva e variada, seus filhos estarão prontos para enfrentar o dia de estudos com energia e foco!

 

DiaHidrataçãoCarboidratos + proteínas + gorduras boasFruta
Segunda-feiraSuco natural de laranjaSanduíche natural de frangoMorangos
Terça-feiraÁgua saborizadaPizza de frigideiraMaçã
Quarta-feiraChá de erva-docePanqueca de bananaMelão
Quinta-feiraÁgua de cocoPãozinho de brócolisUvas
Sexta-feiraSuco natural de abacaxiBolo de cacau Banana

 

Em resumo, proporcionar lanches saudáveis e equilibrados para seus filhos é um investimento valioso para o seu desempenho escolar e bem-estar geral.

Substituir alimentos industrializados por opções nutritivas, variadas e preparadas com planejamento pode fazer toda a diferença.

Lembre-se, a alimentação é fundamental para o desenvolvimento físico e mental das crianças, então faça das refeições uma aliada nessa jornada de aprendizado!